Valores humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de pesquisa desenvolvido com objetivo de salientar as questões de maior relevância da Palestra do Juiz do Trabalho Antônio Francisco de Andrade a respeito da temática: Valores Humanos -direitos e deveres do cidadão, na SEMEX (Semana de Extensão da Universidade Tiradentes).
A conceituação de valores é variável consoante que cada indivíduo é reflexo de um contexto social diferente –criação, cultura, escolaridade etc. – não obstante na convivência social alguns valores são indispensáveis, uma vez que vivemos em sociedade. O indivíduo dotado de percepções, crenças, costumes distintosnecessita alinhar-se aos valores morais, éticos e sociais para ser considerado cidadão perante a comunidade que faz parte.
Valores como a vida, a honestidade, a dignidade da pessoa humana são tidoscomo norteadores e são pilares basais de qualquer sociedade que respeita o ser humano em sua multiplicidade, no entanto não dificilmente são agravados de forma tal que há a banalização do todo emdetrimento do individual, do interesse particular sobre o social, da vontade particular sobre o direito do próximo, quer seja por problemáticas sociais, quer seja por desvio de comportamento moral dealguns.
Em algumas passagens da palestra, fora mencionado o papel do Estado em garantir a efetiva aplicação destes princípios que estão dispostos na Constituição Federal de 1988 lei maior do nossoEstado, no entanto deve-se mencionar que esta responsabilidade não deve ser apenas das autoridades públicas, o Estado não deve ser visto como guardião exclusivo dos valores humanos, o cidadão deve atuar deforma direta, é um dever que resguarda os seus próprios direitos, deve participar não somente ao eleger seus representantes, mas ao utilizar condutas no dia-a-dia baseadas nestes princípios, nosvalores de respeito, coletividade, boa-fé dentre outros; até porque a família base da sociedade é o primeiro seio educativo do ser e é nela que valores de formação do indivíduo devem ser fomentados para...
tracking img