Valores humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA ESCOLAR

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED0034 - 2010/2)

Chaiane Moreto
Divane Colpo
Neiva Gandini MariniRosane Cieslik

INTRODUÇÃO

A psicologia que é uma ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, estudo da consciência e o estudo da personalidade. Tem sua origem que deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento). Do mesmo modo a psicologia é entendida como sendo fruto do desejo e da tentativa do homem por se conhecer. Entre asvárias áreas que a psicologia estuda e pode contribuir está à psicologia educacional. Ramo da psicologia dedicado as problemáticas da educação e do processo ensino aprendizagem de crianças e adultos. Também ela faz a intermediação entre a sociedade e os indivíduos através da educação. Portanto este estudo dará ênfase a psicologia escolar e suas dimensões.

TEMA

A Psicologia Escolarse diferencia de outras especialidades da psicologia porque amplia conhecimentos, recursos e técnicas psicológicas aos problemas apresentados na escola como um lugar total e sem paralelo.

PROBLEMA

A função do psicólogo escolar contribui realmente para diagnosticar e auxiliar o professor a pensar soluções para os tais problemas de aprendizagem, estabelecendo novas maneiras deolhar os alunos, evitando diagnósticos imprecisos e hipóteses únicas?

JUSTIFICATIVA

Este trabalho está direcionado ao estudo, de maneira simplificada e sem maiores detalhamentos, ao estudo da psicologia escolar, abordando algumas dimensões que a compõem, mas, sobretudo trazendo mais informações sobre o papel do psicólogo no que se refere ao auxílio de limitações no espaço escolar.Sabendo que a escola é uma das principais instituições sociais que faz a mediação entre pessoas e sociedade e que ao transmitir a cultura, valores morais, e modelos sociais de comportamentos, a escola permite que a criança seja humanizada, ou melhor, educada conforme os padrões que a sociedade dita serem os mais adequados. E para que isso ocorra no espaço escolar de maneira maisefetiva, se torna necessária a figura do psicólogo que possui como papel principal mediar conflitos entre os vários elementos que constituem o contexto do processo de ensino-aprendizagem. O psicólogo como um agente facilitador deve estar sempre atento a real condição do educador e do educando, entendendo seu olhar à vida como um todo consciente de que intervir implica sensibilidade e objetividade, atémesmo para que haja a construção do vínculo.

OBJETIVOS

• Aprofundar conhecimentos sobre as mudanças de comportamento humano, durante as mais diferentes fases de vida.
• Encontrar subsídios essenciais para a prática profissional, além de entrar em contato com o contexto histórico do surgimento dessa disciplina.
• Identificar as principais dificuldades de aprendizagemencontradas em sala de aula.
• Definir o papel do psicólogo na educação.

METODOLOGIA

Para melhor construir este estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, complementada com a pesquisa bibliográfica, ou melhor, buscou-se fazer entrevistas com professores que atuam na área da educação infantil, e séries iniciais, em órgãos públicos estadual e municipal. E para validar asrespostas obtidas foi necessário o suporte teórico para melhor compreender a temática abordada.

1 - O QUE É PSICOLOGIA

Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção,...
tracking img