Valores humanos para vivencia em sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VALORES HUMANOS PARA VIVENCIA EM SOCIEDADE
João Batista Farias
Rosivaldo Corrêa da Silva

Resumo: Este trabalho faz uma abordagem sobre a questão dos valores humanos numa perspectiva de analisar as diferentes formas de autoformação do ser humano para uma vivencia da ética na construção de uma verdadeira vivencia em sociedade. Sabe-se que para termos umaformação adequada em todas as suasdimensões requer o desprendimento de nossas barreiras para acolher o novo. E dessa forma trilharmos por caminhos seguros de autoconfiança e determinação de nossas escolhas. Segundo Paulo Freire “somos seres inacabados” e necessitamos a cada dia buscar reconhecer nossas fragilidades e anseios que temos no nosso íntimo, para podermos nos firmar como pessoa humana. Tem como objetivo formar nossacapacidade de compreensão de mundo e de nossa própria vida como seres em estado de formação. Reconhecendo nossos valores espirituais e materiais e a capacidade de transformação da sociedade com novas atitudes. Como metodologia utilizou-se de dados bibliográficos, e de materiais como: apostilas, discussões em sala de aula, apresentações com Slide, musicas e teatro. Tendo como resultados parciais, ospontos positivos da convivência e das relações com o outro e sua especificidade, que com certeza no decorrer das aulas trabalharemos com empenho e dedicação. E isso vem somar no crescimento de nossa vocação e que nos a certeza que estamos fazendo escolhas certas.

Palavras-chave: Ética, valores humanos, autoformação, respeito à vida.




INTRODUÇÃO
Os valores humanos são princípiosmorais propostos à humanidade para nortear e melhorar os comportamentos e atitudes da ação do homem em sociedade, pois este é movido pela força da mente que tem capacidade de desenvolver inúmeras características de relações pessoais e sociais. Diferente de outros seres, o ser humano tem a potencialidade de evoluir sua consciência e adquirir uma personalidade de caráter espiritual nocivo e ético.
Ocaráter não é nada de postiço. Não é uma etiqueta que se cola e descola à vontade. Não é jóia que se exibe em publico e se guarda depois a chave, no fundo de um cofre de veludo. O caráter são hábitos que se imprimem para sempre na vontade. O homem de caráter é o mesmo em toda parte. Sabe guardar as conveniências, mas desconhece oportunismos. O que não se permite a si mesmo perante a sociedade, nãoo faz tampouco em oculto, nem no mais íntimo recesso da consciência. (Arcebispo D. Aquino Corrêa)

No decorrer de sua existência e do tempo, o homem vem difundindo muitos conhecimentos. Entre eles, está a busca pelo seu autoconhecimento, o qual analisa todos os seus processos históricos nas diferentes dimensões do comportamento e relações humanas. E como sabemos, desde a Antiguidade o homem jáse coloca como objeto de pesquisa e reflexão sobre si mesmo, tentando assim, explicar a sua essência, sua origem e sua atuação na sociedade. “Conhece-te a ti mesmo.” (Sócrates).
Na tentativa esperançosa e na necessidade de o ser humano melhorar seus comportamentos, ele vem estabelecendo normas e valores com significados que contribuem para uma vivência harmoniosa entre as pessoas e asdiferentes culturas. Porem, devido às fortes influências ideológicas que estimulam as pessoas ao individualismo e as sensações de vaidades, orgulho e muitos preconceitos, fazem com que as sociedades sofram conseqüências que causam infelicidade e desarmonia na vida das pessoas e das sociedades. Diante desses desafios de opções ideológicas, é necessário estimular a consciência humana para um compromisso dedefender a vida como o maior bem que Deus nos deu. “A consciência é o melhor livro de moral, e é, seguramente, o que mais devemos consultar.” (Pascal). E para tal consciência, é preciso conhecermos os valores relativos da ação correta e suas definições, como: o dever, a responsabilidades, a ética, o respeito, etc. Esses valores quando são adquiridos pelos indivíduos, fazem muita diferença no...
tracking img