Valores éticos e estéticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 33 (8035 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VALORES ÉTICOS E ESTÉTICOS
Seminário de Filosofia


1 INTRODUÇÃO:
O ser humano pode ser caracterizado de diversas formas. E uma delas, com certeza, é sua dimensão social em que se manifestam as posturas éticas e políticas, graças às quais podem ser construídas as relações sociais.
Nossa sociedade é tributária da sociedade grega e romana. Nossos padrões e conceitos ético-morais originam-senessas duas sociedades. A reflexão ética, entretanto provém dos gregos. A ética que nós defendemos provém da idéia de valores. Essa, por sua vez desenvolveu-se a partir das indagações socráticas e das classificações aristotélicas.
Já a estética encontraremos no lúdico, na poesia, no imaginário, na beleza das formas e cores do mundo vivo. Trata-se de perceber a vida como matéria-prima no qualimprimimos formas, contornos, esculpindo valores, esculpindo à vida através da ética que nos compete como seres humanos, exercendo nossa condição de liberdade.

2 Ética

Tradicionalmente, a ética é entendida como um estudo ou uma reflexão cientifica ou filosófica sobre os costumes ou ações humanas. Pode ser o estudo das ações ou dos costumes de um tipo de comportamento. É uma ciência que estuda aliberdade humana e suas realizações praticas.
A ética é dividida em dois campos:
(1) refere-se a questões gerais e fundamentais como a consciência x liberdade, consciência-valor, lei, etc.
(2) são nos problemas específicos de aplicação concreta como os problemas de ética profissional, política, sexual, matrimonial, etc.
As questões de ética nos aparecem a cada dia; e sendo assim os valoreséticos podem se transformar da mesma forma que a sociedade se transforma. A ética tem sido uma reflexão teórica com validade universal. Quanto a essa teorização há documentos importantes desde os gregos antigos que traziam a marca do tipo de organização social daquela sociedade, que tais reflexões não deixaram de brotar de certa experiência de um povo e de uma classe social. Esses enraizamentossociais não desvalorizam as reflexões mais profundas, mas ajudam sem duvida a compreender as distancias entre as doutrinas éticas escrita pelos filósofos.
Na Grécia antiga a reflexão sobre a ética surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral na busca de um princípio absoluto da conduta, procedendo do contexto religioso. Os grandes filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e outros são osresponsáveis por esta fabulosa concentração de saber e a incrível analise e reflexão sobre o agir do homem, deixando claro que a ética baseia-se nos princípios morais e que para nós serve como amostra da profundidade e seriedade da reflexão ética e moral.
O homem precisa converter suas melhores disposições naturais em hábitos de acordo com a razão. A religião serviu de grande estimulo para osfilósofos e moralistas levantando questões como a do relacionamento entre a natureza e a liberdade.
E os ideais éticos? As respostas variam. Para os gregos, esse ideal estava na busca teórica e pratica do bem, em que a vida fosse ordenada e virtuosa, para outros gregos, viver de acordo com a natureza e harmonia cósmica; já para outros, a vida era voltada ao prazer com uma certa sabedoria emoderação.
No cristianismo, a ética refere-se ao lema socrático "conhece-te a ti mesmo". Com o renascimento e o iluminismo acentuam-se outros aspectos da ética em que o ideal seria viver.

3 Os problemas da ética

Todos os dias nossas vidas, nossas relações pessoais e profissionais, nossas atitudes são moldadas por idéias e conceitos que “moram” dentro de nós.
Refletir sobre a ética é contribuir paraaumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e• nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida.
A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.
Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme...
tracking img