Valor humano dentro de uma nova ldb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Modalidade a Distância












Alceu Amaral Da Silva
Camaquã 2010

Valor Humano Dentro de uma nova LDB


Alceu Amaral da Silva *( *Professor Licenciado em Letras pela FUNDASUL e aluno de Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal doRio Grande. alceuomouro@hotmail.com
)

Resumo
Pela educação temos uma vigorosa porta para iluminar os direitos humanos a um público que conhece tais direitos de forma superficial e de ouvir falar, ou seja, o povo. Institucionalizar, formalizar concretamente a DUDH e outras leis como tema recorrente na grade curricular das escolas do Brasil deve ser um ato totalmente defendido por educadores emvários níveis da educação seja ela formal ou não.
Refiro então a posse da educação com base e por base nos DUDH de forma estatal, ou seja, dentro da LDB, onde encontre berço para poder ser disseminada de forma plural e profunda na educação dos futuros cidadãos do nosso país.
Palavras chave: Direitos humanos, LDB,Currículo








Introdução




Quanto vale o ser humano? Certamentea resposta é que o ser humano não pode ser medido ou valorizado por qualquer medida monetária ou em troca de qualquer benesse sentimental ou moral, o ser humano é superior ou deveria ser a qualquer medida. Mas qual o valor da luta pelos direitos básicos deste mesmo ser humano que não tem valor? E como aqui, no Brasil, podemos contribuir para valorizar a luta pelos direitos humanos, dentro daeducação?













É sabido que são grandes os números de entidades, organizações não governamentais, ou setores de governo que tem como objetivo a defesa dos direitos do ser humano e que sintetizam e defendem o próprio ser humano. Mas o conhecimento do público geral e mais ainda, das classes menos favorecidas sócio economicamente, que estas instituições existem deve ser uma lutaconstante em uma visão ampla e em uma visão específica objetivando a real e efetiva aplicação maciça dos Direitos Universais do Homem.
Contribuir para o conhecimento amplo das leis que protegem o ser é o tema que esta escrita buscará alcançar.
Por meio da educação, a DUDH, tem um papel de destaque na promoção dos direitos humanos; sendo, ao mesmo tempo, um direito humano e condição para a garantiados outros tantos direitos. Transcrevo o artigo 26, então para melhor ilustrar
“Artigo 26§1. Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, baseada no mérito.§2. A instrução será orientada no sentido dopleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.”|

Logo, penso ser pela educação de qualidade o viés fundamental para apopularização dos direitos humanos para todos, já que esta declaração da condições e ambientaliza uma possibilidade, uma oportunidade de ofertar instrução e conhecimento para todos, não só para aqueles que realmente precisam , ou seja os que correm risco de serem cerceados de seus direitos básicos.
Vou mais alem e amplio, que a discussão de outras leis inerentes a cidadania brasileira deveriam sermoduladas e apresentadas a alunos dentro das grades curriculares, como por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso, e o Código de Defesa do Consumidor.
Não é possível deixar que estas leis, que protegem o individuo de mazelas já tão condenadas pela história, fiquem restritas a círculos fechados das academias ou a mercê de ONG’s que flertam com as mais diferentes...
tracking img