Valor - economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios de Economia Politica e Tributação
Capitulo 1 - Sobre o Valor
Seção I
O valor de uma mercadoria, ou a quantidade de qualquer outra pela qual pode ser trocada, depende da quantidade relativa do trabalho necessário para sua produção , e não da maior ou menor remuneração que é paga por esse trabalho.
Há uma retomada no pensamento de Adam Smith no que se diz respeito a definição devalor , no qual o mesmo define que " a palavra valor tem dois significados diferentes , expressando , algumas vezes, a utilidade de algum objeto particular, e outras vezes , o poder de comprar outros bens, conferido pela posse daquele objeto. O primeiro pode ser chamado valor de uso; o outro , valor de troca. As coisas que tem maior valor de uso tem frequentemente pequeno ou nenhum valor de troca; eao contrário, as que tem maior valor de troca tem pequeno ou nenhum valor de uso".
Mas segundo Ricardo, a utilidade não é a medida do valor de troca , embora lhe seja absolutamente essencial. Se um bem não tem utilidade ou contribui para nossa satisfação , esse não terá valor de troca, por mais escasso que pudesse ser e independente da quantidade de trabalho necessária para produzi-lo. A partirda utilidade , as mercadorias terão seu valor de troca derivados de sua escassez e da quantidade de trabalho necessária para obtê-las.
Logo , a discussão não tratará de bens nos quais tem o seu valor determinado apenas pela escasses (quadro famosos, moedas raras, estátuas, vinhos etc) e passa a ser apartir das mercadorias cuja quantidade pode ser aumentada pelo exercicio da atividade humana , e emcuja produção e concorrência atua sem obstáculo.
Para Ricardo, " se a quantidade de trabalho contida nas mercadorias determina o seu valor de troca, todo acréscimo nessa quantidade de trabalho deve aumentar o valor da mercadoria sobre a qual ela foi aplicada , assim como toda diminuição deve reduzi-la".
A quantidade comparativa de mercadorias que o trabalho produzirá é que determina o valorrelativo delas , presente ou passado, e não as quantidades comparativas de mercadorias que são entregues ao trabalhador em troca de seu trabalho.
Observa-se que precisamente, como no caso do ouro, a causa da variação entre o trigo e outros bens é a menor quantidade de trabalho requerida para produzi-lo.
Seção II
Trabalhos de diferentes qualidades são remunerados diferentemente . Isso não é acausa de variação no valor relativo das mercadorias.
A estimativa do valor de diferentes qualidades de trabalho se ajusta rapidamente no mercado, com suficiente precisão para todos os fins práticos, e depende muito da habilidade comparativa do trabalhador e da intensidade do trabalho realizado. Uma vez constituida, essa escala fica sujeita a poucas variações. Se um dia de trabalho de um joalheirovale mais que um dia de trabalho de um trabalhador comum , esta relação foi há muito tempo ajustada e colocada na devida posição na escala de valores.
Ao comparar, portanto, o valor da mesma mercadoria em diferentes periodos , raramente será necessário levar em conta a habilidade comparativa e a intensidade do trabalho exigidas para sua produção , pois esses fatores operam igualmente em ambos osperíodos.
Refere-se então, ao efeito das variações no valor relativo das mercadorias, e não no seu valor absoluto, será pouco relevante examinar o grau comparativo de valoração dos diferentes tipos de trabalho . Qualquer que tenha sido a desigualdade original entre eles, qualquer a engenhosidade , habilidade ou tempo necessário para adquirir destreza num tipo de trabalho, tal desigualdade semantém aproximadamente a mesma de uma para outra geração; ou , pelo menos , a variação é muito pequena de um ano pra outro , e portanto pode afetar muito pouco, a curto prazo , o valor relativo das mercadorias.

Seção III
Não só o trabalho aplicado diretamente às mercadorias afeta o seu valor , mas também o trabalho gasto em implementos, ferramentas e edificios que contribuem para sua execução....
tracking img