Valor da história

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 20 de abril de 2011
VALOR DA HISTÓRIA
PRODUÇÃO TEXTUAL

NTRODUÇÃO

Os valores, regras e normas morais fazem parte da história da evolução da humanidade desde a constituição dos primeiros agrupamentos humanos, ou seja, ainda na idade primitiva e o surgimento dos primeiros grupos sociais.
A necessidade de estabelecer regras, comuns a todos os membros de um grupo ou comunidade, mesmo que estas não sejam cumpridasintegralmente por todos, fazem parte do bom convívio social da formação do caráter da pessoa influenciando todas as etapas de sua evolução e demais aspectos da vida em sociedade.
São as regras advindas dos costumes que estabelecem as normas de conduta, inclusive dos aspectos éticos e morais responsáveis por boa parte dos princípios que orientam a vida cotidiana, seja em pequenos grupos como afamília, seja em grandes grupos, tais como escola, trabalho, igreja etc.
Das regras morais surgiram os demais princípios que regem, moldam e estabelecem limites ao comportamento humano no meio social, bem como orientam o desenvolvimento de suas atividades pessoais e profissionais.
Desse modo, é de suma relevância que todo profissional, independente da sua profissão conheça as teorias efundamentos dos princípios éticos e morais.
No caso específico do administrador de empresas este conhecimento se reveste de importância no cumprimento de suas atividades considerando que este é um profissional que geralmente lida com vários tipos de pessoas e consequentemente com vários tipos de personalidades e princípios.

PRODUÇÃO TEXTUAL: VALOR DA HISTÓRIA

De acordo com o texto “Valor daHistória” não há atividade moral autônoma; a moral é uma relação entre as atividades humanas.
Dessa forma, observa-se que a moral é advinda de uma construção histórica concreta, que permeia as atividades humanas de determinadas comunidades e grupos onde seus membros agem de acordo com sua estruturação social e exigências.
As regras, costumes e normas se institucionalizam e tornam-seobrigatórias para todos os membros, porém o homem tenta se adequar a estas conforme suas necessidades particulares e de diversas formas, tais como: desejos, paixão, egoísmo, egocentrismo, aspirações, sempre buscando unir suas particularidades às exigências impostas por seu grupo de pertencimento.
Ressalta-se que as normas morais são regras de convivência social que obedecem sempre aos princípios deauto-obrigação, universalidade e incondicionalidade, que são sempre importantes, para a boa convivência social, mesmo que não sejam efetivamente cumpridas.
Em outras palavras, as normas morais são regras de convivência social ou guias de ação, porque nos dizem o que devemos ou não fazer e como o fazer, estas normas obedecem sempre aos princípios acima referenciados porque seu cumprimento é semprecaracterizado por uma auto-obrigação, ou seja, valem por si mesmas independentemente do exterior, são essenciais do ponto de vista de cada indivíduo. São universais porque são válidas para todos e incondicionais porque não estão submetidas a prêmios ou penalizações, são praticadas sem outra intenção ou finalidade e mesmo que não sejam cumpridas existem sempre, na medida em que o homem se torna um sersocial.
Todavia, com a evolução humana houve necessidade de flexibilização das relações entre membros e comunidade/grupo para que as pessoas pudessem viver com mais liberdade, sem que a sua vida fosse totalmente regida a partir de concepções orientadas por costumes e valores morais impostas por seus respectivos grupos.

Nesse contexto surgem novas expressões e conceitos de “moral, ética efilosofia”, por estas atuantes na formação dos indivíduos.
A etimologia “moral” tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes; a ética vem do grego “ethos” e significa modo de ser.
Segundo Motta (1984) a moral sempre existiu, pois todo ser humano possui uma consciência que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Esta consciencia surgiu quando o homem passou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historia da bolsa de valores
  • O valor do estudo da história da educação
  • História da bolsa de valores
  • Historia da bolsa de valores
  • Mega mate- história, valores e produtos
  • Qual o valor da História Ana Maria Monteiro
  • INTRODU O O VALOR DAS HISTORIAS E CONTOS NA EDUCA O INFANTIL
  • É através de uma pequena história que podemos aprender grandes valores!

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!