Valor agregado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Se você é um gerente de projeto, você já passou pela experiência de ser questionado sobre onde você está no projeto? Naturalmente que sim. A pergunta em si é vaga, e assim da mesma forma a sua resposta também foi vaga, tipo “Nós estamos bem perto da programação” ou você poderá ter dado uma outra resposta também vaga, tal como “Nós estamos com a metade do trabalho completado” ou “Nós estamos com90% do trabalho completado”.
Se você não tiver um Cronograma válido, ou se você não estiver mantendo atualizado o Cronograma, você sabe que a sua resposta será apenas uma adivinhação. Se você tiver um Cronograma bom e estiver mantendo-o atualizado, você deverá ter uma boa idéia sobre o trabalho remanescente e qual a data projetada para a conclusão do mesmo. Mas, e o projeto, está 50%completado? ou 90%? Quem sabe!
A Introdução do Valor Agregado
As métricas do valor agregado foram estabelecidas para eliminar o trabalho de adivinhação e para determinar onde você está em relação a uma linha de base. Na teoria, este conceito é muito elegante e interessante. Usá-lo permite que um gerente de projeto saiba com precisão onde o projeto está, quanto trabalho ainda falta para serconcluído, qual é o custo esperado e em qual data o projeto deverá ser finalizado. O valor agregado também fornece muitas outras informações interessantes.
Entretanto, você está utilizando o método do valor agregado em seu projeto hoje? Provavelmente não. Você não está usando o valor agregado porque a sua organização não o adotou. Utilizar o valor agregado em seu projeto requer um nível tremendode disciplina e a utilização de processos padrões. É difícil aplicar o valor agregado a um projeto de cada vez, porque ninguém compreenderia o que você estaria fazendo e porque. Há uma grande possibilidade de você nunca ter visto o valor agregado sendo utilizado fora de uma aula de treinamento.
História
O valor agregado existe por mais de cem anos. O valor agregado foi utilizadoprimeiramente no século dezoito, quando os gerentes tentaram fazer a linha de produção de uma fábrica funcionar o mais eficiente possível. O percurso para a eficiência requer uma fundação em métricas e o valor agregado era uma maneira para medir coisas com mais precisão.
Na década de sessenta (1960), o departamento de defesa dos E.U.A. começou a exigir o uso do valor agregado em projetos relacionadosà defesa. Como você imagina, se o governo contratar as empresas privadas pare executar os projetos que tem o valor de centenas de milhões de reais ou de bilhões de reais, eles normalmente exigem relatórios do progresso do projeto que consistem em informações precisas e bem detalhadas e não simplesmente uma declaração vaga, tal como “Nós estamos bem perto da programação” Os cálculos do valoragregado fornecem um sentido exato de onde o projeto está de encontro com a linha de base e fornecem um aviso mais cedo se as tendências indicarem que o projeto excederá o orçamento ou ultrapassará o prazo final.
Infelizmente, muitas pessoas acreditam que os padrões estabelecidos pelo departamento de defesa dos E.U.A. são muito demasiados em termos de embaraços e rigor, e que muitas das exigênciasde relatar o valor agregado fornecem somente um valor incremental. Esta história sobre o valor agregado transformou-se de uma ferramenta valiosa de gerenciamento de projetos em um grande peso para os projetos. Esta percepção do valor agregado como um grande peso poderá ser uma das razões a qual o valor agregado nunca decolou nos setores das indústrias privadas.
Valor Agregado (VA)
O valoragregado é calculado somando-se o custo orçado de cada atividade que tiver sido concluída. (Lembre-se, este não é o Custo Real das atividades; Este é o Custo Orçado). Veja o exemplo abaixo:
[pic]
Vamos dizer que terminamos as atividades A, B, C e D. Será que você pode adivinhar a fórmula simples para descobrir o valor agregado? A formula é (20 + 10 + 15 + 5), que somando resulta em 50. (um...
tracking img