Validar expressoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Validando dados com expressões regulares em Java

O que é validar dados? Podemos dizer que validar dados é verificar se os dados informados pelos usuários( insira aqui seu apelido carinhoso ) estãoem um formato que não irá danificar nosso programa,ou seja, que os dados informados terão a forma e os valores desejados( acredite o usuário vai digitar letras em um campo numérico).
Como você podever no titulo deste post vamos utilizar expressões regulares para validar nossos dados, mas que diabos é uma expressão regular? Simplificando uma expressão regular é uma série de caracteres capaz dedescrever outras séries de caracteres. Complicado? Um pouco no inicio talvez, mas vamos com calma analisando um exemplo simples, um telefone por exemplo
1 3412-1234

Como podemos ver este dado écomposto somente de caracteres numéricos e é formatado com quatro caracteres numéricos, um caractere “-” e mais quatro caracteres numéricos. Vejamos como ficaria a expressão regular que expressaria essaregra:
1 \d{4,4}-\d{4,4}

Esta expressão poderia descrever diversos telefones que seguirem esta regra de formatação, por exemplo os telefones abaixo:
1
2
3 3414-4974
9698-1101
3412-1234

enão encontraria os seguintes.
1
2
3 12902398
13244-54452
asdf-hjkl

Então vamos destrinchar a expressão
\d: É um meta caractere do tipo representante, que no caso representa um caracterenumérico, ou seja de 0-9
{4,4}: É um quantificador ele representa quantas vezes o caractere anterior pode ser repetido, no caso no minimo quatro e no máximo quatro.

- : o caractere “-” mesmo!

Metacaractere, quantificador?

Um representante é um caractere que representa uma série de outros caracteres.
Meta caracteres
\d: Um dígito

\s: Um caractere de espaço em branco
\w: Um caractere depalavra(letras, dígitos ou “_”)

. : Qualquer caractere
Um aviso importante é que para utilizá-los em uma aplicação dentro de uma String devemos escapar as barras com mais uma barra. Então...
tracking img