VALIAC A O AMBIENTAL PRELIMINAR DA CADEIA PRODUTIVA E DISTRIBUIC A O DO BIODIESEL

15585 palavras 63 páginas
7 – AVALIAÇÃO AMBIENTAL PRELIMINAR DA CADEIA
PRODUTIVA E DISTRIBUIÇÃO DO BIODIESEL
A Avaliação Ambiental Preliminar utilizada na análise da cadeia produtiva do biodiesel tem como base referencial o método de listagem de controle, onde se procura estabelecer a relação causa/efeito das principais atividades previstas na cadeia de produção, especialmente no que se refere à implantação e manutenção das culturas agrícolas e as relacionadas à implantação e operação dos empreendimentos industriais de produção do biodiesel. A análise compõe uma listagem, onde são relacionadas as principais ações e/ou atividades a serem desenvolvidas por um empreendimento de biodiesel e os fatores ambientais, subdivididos em componentes ambientais, que, interrelacionados, poderão gerar impactos positivos ou negativos ao meio ambiente. Para dimensionar os possíveis impactos na cadeia de distribuição do biodiesel utilizou-se o método da análise preliminar de risco, que envolve a construção de uma matriz baseada no grau de severidade conjugada à magnitude. Na matriz são relacionados os principais riscos, causas e efeitos ao ambiente.
Os principais aspectos relacionados à inclusão social proporcionada pelo “Selo Combustível“ são discutidos no Estudo de Caso (anexo I). Nesse relatório, estão disponíveis os dados, conclusões e recomendações do levantamento de campo realizado em maio de 2.006, nos Estados do Piauí e
Mato Grosso, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a etapa de diagnóstico e que serviram de base para a análise ambiental deste item.

7.1 – Identificação dos Impactos Ambientais na Produção Agrícola
Os impactos ambientais são classificados em função da fase de ocorrência (planejamento, implantação e operação), por seu efeito (positivo ou negativo) e causa principal.
7.1.1 – Impactos Ambientais no Planejamento da Atividade Agrícola
As principais atividades envolvidas no planejamento de um empreendimento agrícola compreendem: a seleção e aquisição de áreas para cultivo (que

Relacionados