Vale x sindicato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vale interrompe negociação com mineiro em greve há 17 meses no Canadá

As negociações para encerrar uma greve de 17 meses na mina de níquel da Vale na baía de Voisey, no leste do Canadá,fracassaram na quinta-feira, depois que a mineradora brasileira se retirou das conversações, informou o sindicato. O sindicato Metalúrgicos Unidos disse que recomendará que seus membros aceitem um pacote deresoluções apoiado por um relatório do governo estadual sobre a disputa. A Vale disse que as negociações, retomadas na quarta-feira, terminaram porque o sindicato “mostrou que não quer negociar de formaconstrutiva”. A rodada de negociações anterior fracassou em outubro.
O governo de Newfoundland e Labrador deve divulgar um relatório sobre a disputa trabalhista na sexta-feira. “Vamos recomendar aosnossos associados que aceitem os termos propostos pelo relatório”, disse Boyd Bussey, representante sindical envolvido nas negociações e que teve acesso ao relatório do governo. Cerca de 130funcionários estão em greve em Voisey desde agosto de 2009. Uma greve paralela na maior mina e complexo de fundição da Vale em Sudbury, Ontário, foi resolvida em julho do ano passado.
A Vale, uma das maioresmineradoras do mundo, disse que não concordará com a data de vencimento do contrato da baia de Voisey proposta pelo sindicato, já que negociações futuras poderiam levar a uma nova greve em Sudbury.“Não vamos deixar nossos funcionários e nossos negócios passarem por uma greve prolongada novamente”, disse a empresa em comunicado á imprensa.

A Vale disse que ofereceu um contrato de cinco anos queincluiria um aumento de salário. No entanto, Boyd alegou que a mineradora Voisey, na província de Newfoundland e Labrador, no Atlântico, produziu 77,5 mil toneladas de níquel e 55,4 mil toneladas decobre em 2008, o último ano de operação ininterrupta.
A Vale retomou a produção parcial na mina no início deste ano com funcionários não sindicalizados e outros colaboradores. Em novembro, a Vale...
tracking img