Vale a pena ser gentil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por que ser gentil vale a pena

Quem tem tempo hoje em dia para segurar uma porta aberta para alguém, ou cumprimentar as dezenas de pessoas que se chega a encontrar num dia? É difícil ser gentil,mas mais difícil ainda é conviver com a falta de gentileza dos outros. Principalmente ao dar com uma porta fechada na cara, ou passar pela sensação de ser invisível. Ser gentil vale a pena e trazbenefícios.
Além disso, vários projetos têm se dedicado a multiplicar essa virtude. Pequenos atos de gentileza fazem parte da rotina do empresário Ricardo Chiste, 36 anos. “Eu acredito em melhorar como serhumano”, diz. “A forma mais difícil de se transformar é no cotidiano.” Para ele, que olha com desconfiança a sociedade cada vez mais ensimesmada, ouvir mais e se interessar por quem está ao seu redoré o componente básico da gentileza. “As pessoas estão ilhadas nos próprios problemas que não conseguem olhar em volta. Todo o resto fica irrelevante”.
Mas, afinal, vale a pena ser gentil? Para aciência, a resposta é sim. Em um estudo da Universidade da Califórnia, a psicóloga Sonja Lyubomirsky pediu aos participantes que praticassem ações gentis durante dez semanas. Todos registraram aumento nafelicidade durante o estudo. Os que praticaram ações variadas, como se oferecer para ajudar a lavar a louça, fazer elogios ou segurar a porta aberta para um estranho passar, registraram níveis maisaltos e prolongados de felicidade, em comparação com quem repetiu sempre a mesma atitude com diferentes pessoas. “Gentileza e boa vontade estão relacionadas à felicidade e as pessoas que tentam ser maisgentis no dia a dia tendem a experimentar mais emoções positivas e se tornaram mais alegres”.
O professor de filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Jorge Luiz Rodriguez Gutierrez preferepensar na gentileza não como um comportamento, mas como uma virtude. “Não só a gentileza parece menos cultivada, mas em geral hoje não se fala muito das virtudes. Parecem esquecidas”, diz...
tracking img