Vale a pena educar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais,sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.
O processo educacional é o caminho para a humanização do individuo e construção de uma sociedade de fato civilizada. É preciso utilizar todos os recursos disponíveis no que diz respeito a inovações tecnológicas e meio de comunicação para que o educar que visa formação não seja substituído pelo conforto da informação apenas. Vale apena repensar o que é natural contextualizando-o.
Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.
Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todasas tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais, mostrar que vale a pena ensinar.

Educar vale a pena
A educação é de fato um processo natural, que se dá com a pessoa natural. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. A aprendizagem é um fenômeno natural. A educação deve preparar a pessoa para promover a harmonia,a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade. A educação não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.
Assim nos remetemos a realidade escolar e podemos afirmar: a educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de todacomunidade escolar. Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela. Para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.
O sujeito que é alvo direto desta troca de experiência, o aluno, é por sua vez um agente social que leva para a escola umasérie de experiências acumuladas em casa, no trabalho, no clube, na igreja, etc. Essas experiências do cotidiano tornam o aluno capaz de reelaborar os conceitos emitidos pelo professor. É nessa contraposição entre a experiência do professor e a experiência do aluno que o conhecimento se faz. Ser aluno hoje é ser agente de elaboração do conhecimento e isso só acontece quando o aluno debate, exigedo seu professor, quando o questiona.
Atualmente está sendo difícil concentrar o aluno em sala de aula com exercícios copiados da lousa, onde o aluno fica o tempo todo copiando, ouvindo o professor. O aluno vem com uma bagagem muito grande de conhecimento, principalmente no que diz respeito a novas tecnologias.
Alguns alunos de hoje não estão interessados em aprender e sim alcançar a média parapassar de ano, pois aprender se tornou uma obrigação e não um desejo. Para outros, os alunos de hoje têm estabelecido compromisso com o aprendizado, isto que ele adquiriu o que por muitos anos lhes foram negado o direito de voz, hoje os alunos se expressam livremente, expõem suas opiniões, e isto faz com que os alunos tenham vontade de aprender existindo um compromisso com o seu aprendizado, vistoque estes se fazem por intermédio do próprio aluno.
Diante dos desafios atuais o formato educacional foi e está sendo repensado, é necessário segurança na condução de todo esse emaranhado que desafia os protagonistas da educação. Ensinar não é só falar, mas comunicar-se com credibilidade. É falar de algo que conhecemos intelectual e vivencialmente e que, pela interação autêntica, contribua...
tracking img