Vale do silicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A História dos Computadores

O que é computador?
No dicionário encontramos: "Computador, s.m. - aquele que faz cômputos ou que calcula; máquina à base de circuitos eletrônicos que efetua grandes operações e cálculos gerais, de maneira ultra rápida." Os irônicos dizem: "Computador é o idiota mais veloz do mundo, pois fará qualquer coisa que nós lhe ordenarmos a uma velocidade extremamentealta." Também podemos dizer: "Computador é um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submetê-lo a operações predeterminadas e chegar a um resultado."

A História dos Computadores

A disputa pelo título de primeiro computador do mundo é acirrada. Isto porque devemos levar em consideração que os precursores dos primeiros computadores eram máquinas mecânicas. Aos poucos, coma utilização de eletricidade com chaves mecânicas e eletromagnéticas, chegou-se à utilização de computadores eletromecânicos. Mas aí está o ponto. As máquinas puramente mecânicas são ou não são computadores ? E as eletro-mecânicas ? São computadores ?

A História dos Computadores

A primeira calculadora que se tem notícias é o ábaco, de origem chinesa, do século V a.C. (antes de Cristo) capazde efetuar operações algébricas elementares.

A História dos Computadores

Em 1802 - na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatizá-las.

A História dos Computadores
Já no ano de 1890, época do censo dos EUA, Hermann Hollerith percebeu que só conseguiria terminar de apurar os dados do censo quando já seria o tempode se efetuar novo censo (1900). Então aperfeiçoou os cartões perfurados (aqueles utilizados por Jacquard) e inventou máquinas para manipulá-los, conseguindo com isso obter os resultados em tempo recorde, isto é, 3 anos depois.

A História dos Computadores
Em função dos resultados obtidos, Hollerith, em 1896, fundou uma companhia chamada TMC - Tabulation Machine Company, vindo esta a seassociar, em 1914 com duas outras pequenas empresas, formando a Computing Tabulation Recording Company vindo a se tornar, em 1924, a tão conhecida IBM - Internacional Business Machine.

A História dos Computadores
Anteriormente à década de 40 (1834) já existiam calculadoras mecânicas, dentre elas, pode-se destacar “A calculadora de Charles Babbage”. Esta máquina analítica era capaz de executar asquatro operações (somar, dividir, subtrair, multiplicar), armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 dígitos) e imprimir resultados.

A História dos Computadores
O que podemos considerar como primeiro computador do mundo foi desenvolvido no MIT (Massachussetts Institute of Tecnology) em 1931 por Vannevar Bush. Era analógico e possuía parte mecânicas, tendo sido construído pararesolver equações diferenciais simples. Uma variável analógica pode assumir qualquer valor entre -∞ a +∞ .

A História dos Computadores
Uma outra base numérica passou a ser utilizada “a binária”. Nesta base só existem dois algarismos, "0" ou "1", ao contrário do sistema decimal, aonde temos dez algarismos, de “0” a “9”. Esta base numérica já era conhecida e já possuía sistemas de subtração,adição, multiplicação e divisão, após pesquisa de Francis Bacon por volta de 1623 e posteriormente Gottfried Wilhelm Leibniz a partir de 1679.

A História dos Computadores
A base binária em si não serviria de muita coisa se o matemático inglês George Boole não tivesse criado em 1854 toda uma lógica binária, que complementaria a base binária. Com esta lógica foi possível a criação de portas lógicas, oelemento básico para a criação de computadores. Desta maneira, a matemática utilizada em circuitos lógicos digitais é chamada de álgebra booleana.

A História dos Computadores
Já em 1937, Howard Aiken desenvolveu o que veio a ser o primeiro computador eletromecânico do mundo: o MARK I, apoiado pela IBM (International Business Machines) e pela marinha americana. O MARK I media dezoito...
tracking img