Vale do sicilio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIAL – VALE DO SILÍCIO, CENTRO MUNDIAL DA TECNOLOGIA

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO – CADERNO ECONOMIA



Sumário dos textos

1. Por que empresas que mudam o mundo nascem no vale

2. Entrevista: Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired

3. Por que o Vale se chama do Silício

4. Um 'caldeirão' de empreendedores

"É muito difícil fazer inovação fora doVale do Silício", afirmou Lerner. "Aqui todo mundo está com a mesma cabeça, de startup, de tentar revolucionar. É onde se tem metodologia, onde as empresas sabem trabalhar rapidamente para chegar às inovações."




5. Trajetória tecnológica

6. Facebook celebra a cultura hacker

7. Tecnologias limpas conquistam espaço no Vale

8. Mais inteligência na rede elétrica9. Nem parece haver crise econômica na região

10. Entrevista: 'Buscamos potencial de bilhões de dólares'

11. Um vale startup

12. A corrida para criar o novo Vale do Silício

13. No Vale do Silício, mulheres ainda são raridade











Nome: Cecília de Oliveira Freitas RA: 103785



Questões importantes sobre essa nova civilização tecnológica eempresarial

1. O que é conceitualmente, o Vale do Silício? Trace um perfil sócio-demográfico e de investimentos nessa região.

O Vale do Silício, na Califórnia, nos EUA (em inglês Silicon Valley), é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de Chips, naeletrônica e informática. O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José

2. Que tipo de mentalidade social se formou nessa região?

O vale do Silicio possui uma mentalidade inovadora e alto grau de fluxo de informações entre os empreendedores da região.

3. Quais ascaracterísticas culturais do vale?

O Vale do Silicio possui a cultura que aceitam o fracasso como parte do negócio, em vez de envergonhar-se por uma série de empresas iniciantes falidas, usam essas experiências como distintivo de honra — e sabe-se que ele ou ela vai seguir em frente até acertar “grandes tacadas”.

4. Resuma a história do empreendedorismo no vale?

O local começou ase desenvolver no ano de 1950, com o objetivo de gerar e fomentar inovações no campo científico e tecnológico. A maioria das empresas instaladas na região, são do ramo da eletrônica, informática e componentes eletrônicos. O nome Silício é utilizado como homenagem ao próprio elemento químico (Si), que é a matéria-prima básica e de fundamental importância na produção da maior parte dos circuitos echips eletrônicos.
A região é composta por várias cidades do estado da Califórnia, como Palo Alto, Santa Clara, San José, Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Mountain View, Milpitas, Newark, Redwood City, Saratoga, Sunnyvale e Union City. Dentre as empresas que iniciaram seus negócios e possuem sedes na região, podemos citar, Apple, Facebook, Google, NVidia, ElectronicArts, Symantec, AMD, Ebay, Yahoo!, HP, Intel e Microsoft, além da Adobe e Oracle.
O Vale do Silício é uma das maiores aglomerações de empresas com domínio de tecnologia de ponta do mundo. Esta característica se aplicou, pois a região é conhecida por desenvolver modelos acessíveis de financiamento, para projetos de tecnologia, os chamados Startups Companies. Com o crescente desenvolvimento daregião, o quadro atual do Vale do Silício é parecido com qualquer outro local; trânsito, imóveis super valorizados e alta competitividade. Há ainda a preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente, questões como, crescimento de maneira sustentável e responsável.
Conhecido por ser a Meca da inovação e possuir uma geografia privilegiada, o Vale do Silício hoje não poupa esforços nos quesitos da...
tracking img