Vale do reginaldo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- APRESENTAÇÃO TEMÁTICA
O riacho Reginaldo nasce no bairro Santa Lúcia e desemboca na praia da Avenida próximo à região portuária. Com cerca de 30 km2, a bacia está intensamente ocupada pelo uso urbano em sua maior parte, com seu vale em grande parte habitado pela população de baixa renda, que também ocupa as encostas do tabuleiro. A região abrange bairros populosos como o Jacintinho e oFeitosa, totalmente inseridos na bacia e com precária infra- estrutura de coleta de esgotos e águas pluviais.
O riacho Reginaldo é um curso d’água onde a perenidade é garantida pelo lançamento de esgotos domésticos durante o período seco. Os seus afluentes são pequenos e alguns estão canalizados, como os riachos do Sapo e o Gulandim, na planície litorânea. Nesta região, o Reginaldo passa a ser chamado deriacho Salgadinho.
Deve-se observar que os problemas ambientais verificados na bacia geram, também, questões de saúde pública, sendo comum a presença de crianças nos cursos d’água , apresentando grave risco de contração de doenças de veiculação hídrica.
A bacia do riacho Reginaldo, em Maceió -AL, apresenta várias peculiaridades que têm
interferência direta na geração do escoamento superficial.Estas características são percebidas no relevo da bacia, nos padrões de urbanização, sistema de drenagem, entre outros fatores. Sendo a principal bacia urbana da cidade de Maceió, abrange 17 bairros e cerca de 30% da população ,podendo ser considerada como bacia representativa da cidade, tanto em relação aos aspectos de urbanização quanto de infra- estrutura e problemas ambientais.
Entre oshabitantes de Maceió há um conhecimento do vale do Reginaldo, na maioria das vezes lembrado como região de habitações de baixa renda, irregulares, com pouca segurança e por onde passa o riacho, o vale do Reginaldo, como é conhecido, é uma porção da bacia, entre o trecho médio e final.
A dificuldade de visualização da bacia, por parte da comunidade em geral, traz dificuldades sobre a compreensão e apercepção do sistema hidrológico e sua inserção na paisagem da cidade, já que os efeitos, principalmente de poluição, só são percebidos no trecho final onde o riacho é chamado de “Salgadinho”. Desta forma, não se desenvolve a ideia de que causas à montante são determinantes para o estado degradado do riacho a jusante, fazendo com que as ações de“despoluição do riacho” só sejam implementadas em seu trechofinal, em geral de forma fragmentada e paliativa.

1.1- PROBLEMA

1.2- HIPOTÉSES
* a ocupação das margens alagáveis dos rios que cortam as cidades;
* a obstrução de canalizações por detritos e sedimentos;
* obras de drenagem inadequadas; e
a impermeabilização de grandes áreas
2- OBJETIVOS

2.1- GERAL
o presente trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do uso e
ocupação do solo nageração do escoamento superficial da bacia do Reginaldo e o
2.2- ESPECIFICOS
* Fazer um levantamento do processo histórico de urbanização da bacia do riacho
Reginaldo, destacando os aspectos que podem interferir nos processos hidrológicos;
* Identificar e caracterizar os elementos da bacia que interferem na geração de
escoamento superficial (caracterização física e de uso e ocupação dosolo)
* Avaliar as alterações no escoamento superficial da bacia comparando quatro cenários diferentes: décadas de 60, década de 80, ano de 2000 e ano de 2012.

3- JUSTIFICATIVA

4- REVISÃO DA LITERATURA
As bacias hidrográficas das cidades de médio e grande porte sofrem vários problemas que dizem respeito à drenagem urbana. A situação piora quando as mesmas abrangem as periferias ,onde ocrescimento da população é mais acelerado e ocorre sem a infra -estrutura adequada (TUCCI,2002).
A urbanização é tida como um sinal da vitalidade econômica de uma região, no entanto, as cidades são raramente planejadas, o que provoca problemas de degradação ambiental e ecológica (YANG, 2003).
Nesse contexto, destacam-se ainda as degradações ambientais oriundas do processo de crescimento urbano sem...
tracking img