valdineia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3555 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


ANA PAULA DA SILVA VIDIGAL






AFETIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL

















SÃO MATEUS- ES
2014



ANA PAULA DA SILVA VIDIGAL





AFETIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL





Artigo científico encaminhado à Faculdade
DO CRICARÉ ,como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Series Iniciais DaEducação Infantil E Educação Infantil.









SÃO MATEUS- ES
2014

AFETIVIDADE-NA-EDUCACAO-INFANTIL

ANA PAULA DA SILVA VIDIGAL

RESUMO
O presente artigo refere-se a uma revisão bibliográfica de diversos autores, sobre a afetividade na educação infantil, esta por sua vez inicia sua formação na família que é o responsável pela formaçãoinicial da criança, outra instituição de grande importância para a formação da criança é a escola, pois através da troca de afeto entre professores e alunos resulta em um significativo processo de ensino aprendizagem, pois quando uma criança sente-se acolhida em um ambiente, ela consegue expor seus sentimentos, o qual melhora a socialização entre as pessoas, e a curiosidade para aprender, além dedespertar a motivação.
Palavras-chaves: Afetividade. Aprendizagem. Educação Infantil. Ensino.















1 INTRODUÇÃO

A afetividade faz parte do indivíduo desde seu nascimento e o acompanha durante toda sua vida, esta por sua vez desempenha um papel extremamente importante para todas as relações do ser humano e seu desenvolvimento.

Os primeiros professores de uma criança são seus pais, poispesquisam indicam que uma família bem estruturada afetivamente/emocionalmente trás resultados positivos relacionados ao desenvolvimento cognitivo de uma criança. Uma criança amada, respeitada e acolhida certamente desperta a curiosidade para conhecer e assim desenvolve se aprendizado. É na família que a criança faz seus primeiros vínculos afetivos e é por meio dela que o individuo é apresentado aomundo cultural. Ela é a grande responsável pela educação das crianças e também da sua aprendizagem e é por meio desta aprendizagem que o individuo começa a construir saberes.

Além da família, a escola também é responsável pela formação integral de uma criança, o professor é o espelho de um aluno, o mesmo reflete sua imagem, sua postura, assim manifesta a percepção, a sensibilidade e o interesse dacriança na busca do conhecer.

No presente artigo foi feito uma simples abordagem sobre a afetividade na educação infantil, onde foram destacados alguns temas, tais como: conceitos, o desenvolvimento da afetividade na família e na escola, e a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem que é o enfoque principal do artigo.






1- AFETIVIDADE: CONCEITO

No Dicionário Aurélio(1994, p.80), o verbete afetividade está definido da seguinte forma: “Psicol :Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.”

A afetividade desenvolve um papel importante nas relações básicas de um individuo, além deinfluenciar na percepção, na memória, no pensamento e na iniciativa de ações, sendo assim através da afetividade que a personalidade de uma criança é formada. “A afetividade refere-se às vivências dos indivíduos e às formas de expressão mais complexas e essencialmente humanas”. (Krueger apud Silva, 2008, p. 1), ela desenvolve a criança as ações pensamente e demais ações desenvolvidas por ele.Afetividade é o termo usado para designar e resumir não só os afetos em sua acepção mais estreita, mas também os sentimentos ligeiros ou matizes de sentimentos de agrado ou desagrado, enquanto o afeto é definido como qualquer espécie de sentimento e emoção associada à ideias ou a complexos de ideias. (Cabral e Nick apud Oliveira e Ruiz, 2005, p.1).

A afetividade é uma dimensão indissociável do...
tracking img