Vacinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vacinas:

As vacinas são substâncias, como proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, atenuados ou mortos, que ao serem introduzidas no organismo de um animal, suscitam uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por um determinado agente patogênico, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornaro organismo imune ou, ao menos mais resistente, a esse agente (e às doenças por ele provocadas).
São geralmente produzidas a partir de agentes patogênicos (vírus ou bactérias), ou ainda de toxinas, previamente enfraquecidos. Ao inserir no organismo esse tipo de substâncias, fazemos com que o corpo combata o agente estimulando a síntese de anticorpos, que protegem o nosso organismo, além dedesenvolver a chamada memória imunológica, tornando mais fácil o reconhecimento do agente patogênico em futuras infecções e aumentando a eficiência do sistema imune em combatê-lo. Quando o corpo é atacado por algum agente patogênico não chega a desenvolver a doença porque o organismo encontra-se protegido.
Os vírus se multiplicam sem controle (gerando doenças) em um organismo, se encontrarem terrenofavorável para isso. As vacinas previnem doenças como hepatite, febre amarela e sarampo.
As vacinas provavelmente salvaram muito mais vidas do que qualquer outro tipo de medicamento na história. Estima-se que as vacinas poupam mais de 3 milhões de vidas a cada ano, e poderiam poupar muitas milhões a mais se todos recessem as vacinas adequadas. As vacinas fazem mais do que apenas salvar milhões devidas a cada ano. Ao prevenir doenças graves:

• As vacinas protegem milhões de pessoas contra a dor, sofrimento e mesmo incapacitação permanente.

• As vacinas poupam dinheiro para os indivíduos e para a sociedade, ao reduzir os custos com; doença, por exemplo, medicamentos, cuidados hospitalares e perda de tempo de trabalho.

• As vacinas reduzem a velocidade de disseminação da doença.Graças às vacinas, algumas das doenças que costumavam levar a óbito ou incapacitar milhares de pessoas são hoje bastante raras na maioria dos países (coma a pólio), ou mesmo foram eliminadas (como a varíola).

• As vacinas ajudam a prevenir a resistência aos antibióticos. Ao prevenir as doenças, as vacinas reduzem a necessidade de drogas que combatam os microrganismos. Isto ajuda a manter aeficácia dos antibióticos, porque quando um antibiótico é usado de forma inadequada paro tratar uma doença específica, ele pode perder a suo eficácia. O microrganismo causador daquela doença sofre mutação e a antibiótico não é mais eficaz.

Quando uma doença é prevenida por uma vacina, os antibióticos podem ser prescritos com menor freqüência, dificultando a desenvolvimento da resistência. Algumasvacinas precisam ser aplicadas mais de uma vez, isso por que, crianças necessitam de várias vacinas, e algumas delas precisam ser dados em idades diferentes. Outro motivo é devido ao fato que algumas vacinas precisam ser administradas mais de uma vez a fim de fornecer proteção total contra a doença.

O alvo principal para receber doses das vacinas são Bebês e crianças de baixa idade precisam deuma certa quantidade de vacinas, iniciando logo após o nascimento. Muitas dessas vacinas precisam ser ministradas mais de uma vez a fim de conferir proteção completa. Os adolescentes e os adultos precisam dessas vacinas também. As pessoas podem se beneficiar da proteção da vacina durante toda a vida, as novas vacinas estão sendo desenvolvidas constantemente para proteger contra doenças perigosas quepodem afetar qualquer um.

História da Vacina:

O criador da primeira vacina, contra a varíola, foi Edward Jenner. Em 1796 Jenner observou que as vacas tinham nas tetas feridas iguais às provocadas pela varíola no corpo de humanos. Os animais tinham uma versão mais leve da doença, a varíola bovina.
Ao observar que as moças responsáveis pela ordenha, que comumente acabavam infectadas pela...
tracking img