Vacinas

Páginas: 9 (2045 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
BCG
O que é a vacina BCG
A vacina é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis, umas das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível. Ela é aplicada preferencialmente no braço direito, local onde quase sempre fica uma pequena cicatriz. Ela é intradermática, ou seja, aplicada entre ascamadas derme e epiderme da pele. 
Sinais e Sintomas da Doença
Essa vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch. Ela ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto,aglomerações são o principal fator de transmissão. O doente expele, pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Elas contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo. Qualquer fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose. 
A doença causa tosse seca, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite, e pode levar a eliminação de sanguepela tosse em casos mais graves. O tratamento é demorado, levando cerca de 6 meses.
Contra-indicações
Essa vacina é contraindicada especificamente aos indivíduos com sorologia positiva para HIV que apresentam sintomas. Recomenda-se adiar a vacinação com BCG em recém-nascidos com peso inferior a 2.000 gramas e em presença de manifestações na pele.
Qualquer hipersensibilidade aos componentes de umavacina a torna contraindicada, além da reação anafilática após tomar uma das doses.
Quando a vacina for com bactéria atenuada ou vírus vivo se tornam contraindicações as seguintes condições: imunodeficiência congênita ou adquirida, uma neoplasia maligna e tratamento com corticoides a mais de 2 mg por quilo ao dia para crianças e 20 mg por quilo ao dia para adultos. 


Possíveis EfeitosAdversos
A aplicação da BCG quase sempre deixa uma cicatriz característica no local em que foi dada a injeção, normalmente no braço direito. 
FEBRE AMARELA

O que é a vacina contra febre amarela
A vacina contra febre amarela é constituída de vírus vivos atenuados, apresentada sob a forma liofilizada em frasco de múltiplas doses, acompanhada de diluente (soro fisiológico).
A doença
A febreamarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), e de gravidade variável. Possui dois ciclos de transmissão: o silvestre (que ocorre entre primatas não humanos, onde o vírus é transmitido por mosquitos silvestres) e o urbano (erradicado no Brasil desde 1942). A transmissão da enfermidade não é feita diretamente de uma pessoa para outra. Para isso, é necessário que omosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus da febre amarela ter se multiplicado (o que ocorre de nove a 12 dias), pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado. O vírus e a evolução clínica da doença são idênticos para os casos de febre amarela urbana e de febre amarela silvestre, diferenciando-se apenas o transmissor da doença. A febre amarela silvestre ocorre,principalmente, por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus. Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (também vetor do dengue), principal transmissor da febre amarela urbana.  Dependendo da gravidade, a pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficamamarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina)
Doses necessárias da vacina
É realizada uma dose única com reforço a cada dez anos. A vacina contra febre amarela deve ser aplicada simultaneamente ou com intervalo de duas semanas para as outras vacinas virais vivas. Excetua-se a vacina oral contra poliomielite, que pode ser aplicada simultaneamente ou com qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vacina
  • Vacina
  • Vacinas
  • Vacinas
  • Vacina
  • vacinas
  • Vacinas
  • vacinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!