Vacina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Odontologia - 2º Semestre/Vespertino

RESENHA CRÍTICA: VACINAS FAZEM BEM OU MAL?

Na década passada surgiram discussões acerca de um tema de grande relevância no cenário mundial. Taisdiscussões pautam-se nos estudos realizados em países da Europa e dos Estados Unidos da América que mostram as atuais pesquisas sobre a utilização das vacinas e seus efeitos colaterais. Como se podedepreender não se trata de um tema de fácil discussão: não há um lado totalmente certo e nem outro totalmente errado.
De um lado temos os pró-vacinistas e de outro os antivacinistas. Estes últimosapontam os efeitos nocivos em decorrência do uso indiscriminado e excessivo das vacinas e, em consequência disso, atuam no sentido de reduzir a quantidade das vacinas ou até mesmo, para os mais radicais,acabar com o uso das mesmas. Por outro lado, os pró-vacinistas defendem o uso das vacinas, tendo em vista todos os benefícios ocorridos desde que foram descobertas.
Podemos inferir que essa é umapolêmica que ainda está no início das discussões, e que, no entanto, vai trazer benefícios ao quadro atual, tendo em vista a natureza relevante do tema. Quando digo benefício, quero dizer que, tendo emvista que a discussão foi iniciada algumas questões ainda obscuras podem se tornar clara para a população.
Muito se tem falado das reações adversas e até mesmo de casos em que pessoas morrem após seremvacinadas. Os pró-vacinistas se defendem com o argumento de que essas reações fazem parte de todo um processo em que milhões de pessoas são salvas enquanto uma quantidade irrelevante, quase irrisóriade pessoas são acometidas com alguns efeitos colaterais. No entanto, cabe ressaltar que tal argumento não se justifica, tendo em vista que estamos falando de seres humanos.
Os antivacinistas apontamestudos realizados nos EUA em que relaciona a quantidade excessiva de vacinas com o aumento, por exemplo, da diabetes naquela população. Tais estudos não se mostram conclusivos nem podem ser...
tracking img