V18n1a16

8415 palavras 34 páginas
Contradições territoriais: signos do modelo aplicado na Amazônia

361

ENTRE DOIS PARADIGMAS: combate à seca e convivência com o semi-árido
Roberto Marinho Alves da Silva*

Resumo: Grande parte dos diagnósticos e proposições sobre o semi-árido brasileiro tem como referência imagens historicamente construídas sobre um espaço-problema, terra das secas e da miséria. Na primeira metade do século XX, surgem olhares críticos sobre as causas estruturais e conseqüências da miséria regional. Essa perspectiva crítica volta a ganhar força na década de 1980, com as propostas e ações para convivência com o semi-árido. Tanto o combate à seca quanto a convivência com o semi-árido vinculam-se a visões de mundo que orientam os conhecimentos e práticas dos atores sociais, influenciando a formulação e execução de políticas públicas no semi-árido. O presente artigo analisa as relações entre essas duas perspectivas com os diferentes paradigmas de desenvolvimento no semi-árido brasileiro.
Palavras-chave: semi-árido brasileiro, paradigmas de desenvolvimento. Muito tem sido dito e escrito sobre a realidade do semi-árido brasileiro e as possíveis alternativas para o seu desenvolvimento.
Geralmente, os diagnósticos e as proposições têm como referência imagens historicamente construídas sobre um espaço-problema, terra das secas, região de fome e da miséria, explicação do atraso econômico e das disparidades regionais. Essas imagens são fruto de julgamentos superficiais sobre a realidade do semi-árido e dos interesses políticos das elites locais que explicavam a miséria, a fome e o atraso como produtos de condições naturais adversas, do clima, da terra e da formação de sua gente.
*

Filósofo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Artigo recebido em 28 jul. 2003; aprovado em 2 set. 2003.
Sociedade
Sociedade ee Estado,
Estado, Brasília,
Brasília, v.
v. 18,
18, n.
n. 1/2,
1/2, p.
p. 361-385,
339-360, jan./dez. jan./dez. 2003
2003

362

Roberto Marinho Alves da Silva

No

Relacionados

  • Artigo Aline Rodrigues1
    7369 palavras | 30 páginas