uyykjljklkjl

2116 palavras 9 páginas
7

O PORQUÊ DA METODOLOGIA C I E N T Í F I C A

m

Pesquisa mexendo é e curiosidade estar formalizada.

procurando

com

Estar um propósito.
(Zora Neale Hurston)

A metodologia c i e n t i f i c a t e m como função m o s t r a r a você o passo a passo da pesquisa, ajudá-lo a r e f l e t i r e instigar um novo olhar s o b r e o mundo: um olhar curioso, investigativo e criativo.

O sucesso na elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da p r ó p r i a pesquisa, s e j a ela uma d i s s e r t a ç ã o planejamento, r e f l e x õ e s

ou artigo, p r e c e d e

conceituais sólidas e alicerçadas

em

de um

bom

conhecimentos

e x i s t e n t e s e a s e r e m adquiridos.

O ê x i t o d e uma pesquisa também dependerá do procedimento que você seguir, do seu envolvimento com a pesquisa e de sua habilidade em e s c o l h e r o caminho para a t i n g i r os objetivos da pesquisa.

O

trabalho

d e pesquisa é um processo

não t o t a l m e n t e

controlável

ou

previsível. A d o t a r uma metodologia de pesquisa s i g n i f i c a escolher um caminho.
Tal p e r c u r s o , f r e q u e n t e m e n t e , precisa ser reinventado a cada etapa. P o r t a n t o o método é o a l i c e r c e , pois indica o "como f a z e r " , mas são a c r i a t i v i d a d e imaginação que d e t e r m i n a r ã o o sucesso da sua pesquisa.

e

8

A

disciplina metodologia

científica fornece

as

informações

básicas

de

metodologia da pesquisa, servindo de guia à elaboração de t r a b a l h o s c i e n t í f i c o s para os cursos d e graduação da rede J K . D e s c r e v e princípios t e ó r i c o s e f o r n e c e o r i e n t a ç õ e s p r á t i c a s que ajudarão você a aprender a pensar c r i t i c a m e n t e , t e r disciplina, e s c r e v e r e a p r e s e n t a r o trabalho c o n f o r m e padrões metodológicos e académicos. Concluindo, a metodologia c i e n t í f i c a é um

Relacionados