uwgdauiphj

283 palavras 2 páginas
Acusação
Breve apresentação da obra Dom Casmurro de Machado de Assis

A história a ser contada se passa no Rio de Janeiro, à época do Império. Essa narrativa trata da relação entre duas famílias vizinhas, de diferentes classes sociais. Na de classe social mais baixa, os Pádua, havia uma jovem, Capitolina Pádua, que mantinha uma relação de amizade com Bento Santiago, o vizinho, da família Santiago.
Porém, essa relação se estende muito além do plano da amizade, tendo como desfecho o casamento de Bentinho e Capitu. Esta tinha, desde a infância, uma personalidade muito forte, independente e que, por vezes, beirava à dissimulação. Quanto a Bentinho, conservou sua inocência e ingenuidade.
Antes, porém, de se casar com Capitu, Bentinho teve de atender ao desejo de sua mãe de ir ao seminário, a fim de se tornar padre. O garoto foi, contudo, dissuadido, pelos argumentos manipuladores de Capitu, a repudiar o plano religioso. Nesse ínterim, o jovem conhece aquele que viria a se tornar seu melhor amigo, bem como a ruína de seu futuro casamento: Escobar.
O que interessa é que Escobar se torna alguém muito presente na vida da família Santiago, surgindo, dessa forma, uma proximidade entre ele e a esposa de Bento Santiago.
Logo, essa “amizade” começou a causar desavenças dentro da família. À época não era comum uma relação com tamanho grau de proximidade entre uma mulher e um homem que não fosse seu marido. De início, Bentinho não desconfia de nada, devido a sua ingenuidade e pureza. Porém, vários fatos começam a despertar sua desconfiança e ele passa a acreditar que algo realmente acontecera entre sua esposa e o melhor amigo, culminando na separação de Bento Santiago e Capitolina

Relacionados