Uva Harslevelu

386 palavras 2 páginas
A uva Harslevelu
Essa uva branca é nativa da Bacia dos Cárpatos na Hungria e é plantada em diversas regiões vinícolas do país, mas o mais proeminente na região vinícola pequena de Somló e, especialmente, em Tokaj-Hegyalja. A uva também é plantada na região vinícola de Tokaj eslovaca onde é usado para produzir vinhos semelhantes. Vinificado como vinho varietal puro, Hárslevelű é capaz de produzir um denso, encorpado, vinho verde e ouro com um aroma intenso a especiarias, pólen e flores mais velhas. Essa uva também é plantada na África do Sul.
Seu nome significa "folha de tília", e refere-se à forma das folhas dessa videira. Tem uma cor amarelo palha esverdeado pálido, com frutado altamente aromático.
Hárslevelü é o segundo componente em renomados vinhos de sobremesa Tokaj da Hungria, acrescentando seu caráter picante perfumado. Ela também faz um lindo, vinho branco de mesa seco e macio, rico em sabor e engarrafado após maturação em tonéis de madeira. Sua sabugueiro delicado com notas de flores, demonstra as características que deram a esta variedade de uva seu nome. É florido, doce e encantador, com mais energia subjacente que resulta do seu estilo delicadamente floral bem equilibrado. Ele tem belos amplos aromas de pêssego, com notas de mel. É levemente picante na boca e oferece ácidos mais elegantes do que Furmint, e alguns toques de acidez no acabamento.
Junto com a uva Furmint, produz o Tokai. Um dos mais primorosos vinhos de sobremesa. As duas uvas são atacadas por Botrytis Cinéria, um fungo que produz uma “podridão nobre”. Porém, por ter a casca mais grossa que a outra uva utilizada, se torna não tão suscetível ao fungo. Após a incidência da Botrytis, as uvas a serem vinificadas são colhidas manualmente, em geral em uma única passagem. As uvas botrytizadas são separadas daquelas que ainda mantém seu suco normal. Essas últimas são encaminhadas para prensagem, a fim de se obter um vinho seco forte e de alto teor alcoólico. Paralelamente, as uvas com o

Relacionados

  • Hungria - Vinhos
    1058 palavras | 5 páginas