uueuue

510 palavras 3 páginas
Etapa1

Esta fase visa o entendimento de como surgio a administração e tem como principio mostrar que a Administração também depende de uma habilidade Humana.
Surgimento da Administração

A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar.
O difícil é precisar até que pontos os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do inicio da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar.
A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial:
(a) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
(b) Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
No inicio do século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, que apresentou os princípios da Administração Cientifica e o estudo da Administração como Ciência.
Conhecido como o precursor da Teoria da Administração Cientifica, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Surge aí, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela.
Em 1911, Taylor publicou um livro considerado como a bíblia dos organizadores do trabalho: Princípios da Administração Cientifica, que se tornou um Best Seler no mundo inteiro.
Paralelo aos estudos de Taylor, Henri Fayol que era francês, defendia princípios semelhantes na

Relacionados