Utopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNESC – UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CURSO DE HISTÓRIA – HISTÓRIA MODERNA II

A Utopia de uma sociedade melhor

Utopia seria como um sonho, aquilo que se imagina ou se idealiza comoperfeito, mas existe um porem, utopia não passa de algo imaginário ou algo que não se sabe se pode ser realizado. É a partir desta ideia que poderemos analisar o artigo de Wilson Correa, intitulado;“A utopia de Tomás Morus: sonho ou contestação?”, baseado no livro A utopia, do autor Tomás Morus.
De acordo com Correa, Utopia de Tomás Morus trata-se de um diálogo entre Morus e umnavegador Português, e a partir deste dialogo Morus faz uma analise apurada sobre a sociedade inglesa do século XVI, fazendo dela comparativo com a sociedade em que vivia. A partir desta analise Correa,conclui que “a crítica moreana se estende a três dimensões da sociedade criticada, a saber: a composição social, o aspecto político e a dimensão econômica.”
Correa se aprofunda ainda mais, naexplicação sobre as três dimensões por Morus criticadas, do ponto de vista social, a Inglaterra se encontrava sem vida, sem liberdade, o próprio autor cita um trecho do texto de Morus onde descreve oaspecto social como um lugar onde viviam “os primeiros vagabundos deste mundo” (Morus, 1990. P.34) , se referindo, a população então dividida entre nobres, clero, soldados e miseráveis. E nas esferaseconômicas e políticas, destaca o príncipe como soberano absoluto e o direito a propriedade que prevalecia acima de tudo e de todos.
Correa conclui em seu artigo, que Tomás Morus, cria eidealiza como seria a vida de um povo utopiano, sendo que sua utopia de felicidade seria um povo que vivesse sobre os ideais da razão e de forma livre e amigável, e que o modo de organização social fossebaseado no corporativismo. Mas como conclui o próprio Morus e onde é apresentado neste artigo por Wilson Correa, “Desejo-o mais do que espero” (MORUS, 1990, p. 169), realmente este é um sonho de...
tracking img