Utopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Devemos levar em conta que a democracia é considerada como “um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo, direta ou indiretamente, por meio derepresentantes eleitos”, e a ditadura é considerada um regime onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita.

Também devemos levar em conta o que é uma “boa”ditadura ou uma “má” democracia. Uma “má” democracia é uma democracia que prejudica o povo de alguma maneira (seja alterando a maneira usual pelo qual a população elege seus governadores, ou quandoos governadores não atendem as necessidades da população). Além disso, uma “boa” ditadura significa uma ditadura aonde o povo seja beneficiado.

Sendo a democracia considerada como um regime “dopovo”, acredita-se que essa seja a melhor forma de política que um governo possa aceitar. Mas, apenas em teoria, pois essa forma de governo apresenta muitos pontos propício à falha. Levando-se emconta a população que vota numa democracia, aonde a maior parte dos eleitores provém da população mais carente, é necessário desenvolver uma pequena idéia acerca da condição dos grandes governantes que,sabendo da grande importância das massas mais carentes que fazem a diferença na hora de votar , muitos se utilizam da democracia como um modo para iludir essa população que, com falsas promessas, sãoutilizadas apenas como método de ganhar votos para esses “políticos”. Logo, esses governantes que foram elegidos pela população poderiam muito bem governar de modo “contra” (ou que não beneficie) apopulação, gerando uma “má” democracia.

Por outro lado, numa “boa” ditadura, tais práticas são menos suscetíveis de existirem, já que a população não têm acesso (ou terá um acesso limitado) aovoto. De uma visão mais ampla, parece um ponto negativo, mas após uma visão mais detalhada, percebe-se o verdadeiro significado: como não é possível praticar esses atos existentes na democracia, não...
tracking img