utillização de sacos de plastico

725 palavras 3 páginas
O saco de plástico foi introduzido na década de 1970. Este objeto é utilizado principalmente para transportar pequenas quantidades de mercadorias, acondicionar resíduos domésticos e constitui uma forma barata de publicidade para as lojas que os distribuem. Tudo isto explica porque existem cerca entre 500 a
1000 bilhões destes objetos a circularem por todo o mundo.
Os sacos de plástico representam uma pequena fração do lixo sólido (7%), mas são alarmantes por 2 motivos essenciais: o elevado número de sacos produzidos por ano e a natureza não biodegradável do plástico com que são produzidos (polietileno ou polipropileno). Também poderá se acrescentar a contaminação de habitats naturais, devido ao tratamento incorreto dos sacos que já não têm uso.
E é por isso que o objetivo do nosso trabalho é analisar o comportamento das pessoas perante a utilização e a reutilização de sacos de plástico.
Para tal, nós realizámos um inquérito em 2 lojas, uma em que era necessário pagar pelos sacos e outra em que não, tentando perceber a reação das pessoas às mesmas perguntas.
E, para finalizar, apresentamos algumas medidas para que possamos diminuir o uso dos sacos de plástico, e consequentemente a diminuir os seus impactos no nosso ambiente. Para podermos analisar o comportamento das pessoas perante os sacos de plásticos, decidimos questionar 30 pessoas, sobre o uso de sacos de plástico, em 2 estabelecimentos, cuja diferença principal era que um vendia os sacos de plástico
(estabelecimento B) e outro dava os sacos de plástico
(estabelecimento A).
A Essas pessoas foram sujeitas ao mesmo questionário e nos mesmos dias.

Após a recolha desses dados, pode-se afirmar que as pessoas utilizam uma quantidade significante de sacos de plástico (aproximadamente 4 sacos por cada pessoa inquerida por dia, ou seja 1460 sacos por ano!), mas que maioria dos sacos casos são reciclados.
Também nos apercebemos que a ideia de pagar os sacos de plásticos não

Relacionados