UTILIZAÇÃO DO POLISSACARÍDEO DA SEMENTE DE Hymeneae Courbaril COMO MATERIAL ADSORVENTE DE METAIS TÓXICOS EXISTENTES EM ÁGUA.

2245 palavras 9 páginas
UTILIZAÇÃO DO POLISSACARÍDEO DA SEMENTE DE Hymeneae
Courbaril COMO MATERIAL ADSORVENTE DE METAIS TÓXICOS
EXISTENTES EM ÁGUA.

Mayara Joyce da Silva BARROS (01), Maria Juciene Lima CHAVES (02), Esiana de Almeida
RODRIGUES (03), Zilvanir Fernandes QUEIROZ (04) e Renata Chastinet BRAGA (05)
(01) Tecnologia em Saneamento ambiental, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus
Limoeiro do Norte – CE; mayara_joice@hotmail.com
(02) Instituto de Centro Tecnológico; jucienelima.juju@gmail.com
(03) Instituto de Centro Tecnológico
(04) Universidade Estadual do Ceará FAFIDAM
(05), Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Limoeiro do Norte – CE; rchastinet@ifce.edu.br RESUMO:
Os Metais tóxicos são agentes que apresentam efeitos adversos à saúde humana. A água contaminada pode ser entendida como uma grande fonte onde se encontra metais pesados, pois eles surgem devido aos lançamentos de efluentes industriais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo a remoção desses agentes tóxicos, para haver uma diminuição na contaminação nas águas e assim diminuir grandes danos que os metais pesados trazem a saúde humana. Para a realização do trabalho, utilizou-se o polissacarídeo de Hymeneae Courbaril (Jatobá) modificado, uma espécie leguminosa arbórea, onde suas sementes são ricas em xiloglucano (XG), que é a principal reserva de carbono nos cotilédones. Foi feito o isolamento deste polissacarídeo através da extração aquosa e precipitação de etanol obtendo um rendimento de 25% do mesmo. O polissacarídeo foi modificado por uma reação cruzada por epicloridrina e suas propriedades de absorção de cobre e ferro foram testadas. O resultado obtido para a redução dos níveis de
Cu2+ na água foi nulo, mas para a remoção de Fe3+, Zn2+ e Mn2+ obtiveram-se resultados bastante eficientes, tendo uma remoção de 35,1%, 88,2% e 95,6 % respectivamente.

Palavras-chave: metais pesados, polissacarídeo, Hymeneae Courbaril, absorção.

Relacionados