Utilização do comprimento de plântulas para padronização do teste de envelhecimento acelerado em sementes de acácia-negra (acacia mearnsii de wild.)

477 palavras 2 páginas
Utilização do comprimento de plântulas para padronização do teste de envelhecimento acelerado em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.)

A acácia-negra é uma leguminosa de múltiplos propósitos e o seu cultivo vem se multiplicando cada vez mais no país, destacando-se na produção de tanino. Com isso para se obter uma maior qualidade no cultivo da espécie e um elevado rendimento na produção é indispensável o conhecimento sobre a qualidade fisiológica das sementes. Esta pode ser determinada com a utilização de testes de vigor, adicionalmente ao teste padrão de germinação, sendo que teste de envelhecimento acelerado e o comprimento de plântulas podem ser utilizados como indicadores da qualidade fisiológicas de sementes em algumas culturas. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência de diferentes temperaturas e tempos de exposição ao teste de envelhecimento acelerado no comprimento de plântulas de acácia-negra. Para o teste de envelhecimento acelerado foram utilizados dois lotes de sementes, sendo o experimento conduzido em caixas plásticas tipo gerbox com tela metálica e contendo 40 ml de água destilada no seu interior. Foram utilizadas as temperaturas de 40° C, 42ºC e 44ºC, e os tempos de exposição de 24, 48, 72, 96 e 120 horas. Após, foi realizado o teste padrão de germinação, utilizando-se quatro repetições de 50 sementes em papel germitest umedecido com água destilada 2,5 vezes o peso do papel. O comprimento de plântula foi medido com auxílio de régua milimetrada e expresso em milímetros, avaliado dez dias após a semeadura em papel. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e ao teste de Tukey, a 5% de probabilidade de erro, visando identificar diferenças entre os lotes nas diferentes combinações de tempo de exposição e temperaturas no teste de envelhecimento acelerado. Quando as sementes foram submetidas apenas ao teste padrão de germinação, sem exposição ao envelhecimento acelerado, foi observado que os lotes

Relacionados

  • Produção de Sementes e Mudas Florestais
    119405 palavras | 478 páginas