UTILIZAÇÃO DE PROMOTORES DE CRESCIMENTO ALTERNATIVOS NAS DIETAS INICIAIS DE FRANGOS DE CORTE

2051 palavras 9 páginas
UTILIZAÇÃO DE PROMOTORES DE CRESCIMENTO ALTERNATIVOS NAS DIETAS INICIAIS DE FRANGOS DE CORTE.

1. INTRODUÇÃO
O moderno sistema de produção de frangos de corte é sustentado pela produção de pintos comerciais produzidos em sistema de incubação de grande controle sanitário, tornando-os, desta forma, susceptíveis a desafios por microorganismos de campo.
Parte dos problemas sanitários vem sendo minimizada pelo uso dos aditivos alimentares, chamados promotores de crescimento à base de antibióticos.
Os órgãos oficiais de saúde pública do Brasil têm se manifestado contra os antibióticos e a sua proibição em rações é crescente.
Nesse contexto, surgem os probióticos, prebióticos e simbióticos que são produtos inovadores, naturais, não são tóxicos e não induzem resistência bacteriana em seres humanos.
A pesquisa destinou-se avaliar as variáveis de desempenho produtivo (ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar) e os indicadores econômicos obtidos com frangos de corte no período de 1 a 21 dias de idade, alimentados com dietas contendo diferentes promotores de crescimento, como antibióticos, probióticos, prebióticos e simbióticos.

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE AVICULTURA DE CORTE

A avicultura é um dos segmentos econômicos mais importantes na estrutura agropecuária brasileira (LANA, 2000). A produção de frangos de corte tem se desenvolvido rapidamente em função do alto grau de controle do processo biológico dessa atividade, podendo se desenvolver em condições adversas, não dependendo de solo e clima. (EMBRAPA, 2006).

De acordo com a União Brasileira de Avicultura - UBA (2006):
No ano de 2005 foram abatidos 4,427 bilhões de frangos
O que resultaram em 9,297 milhões de toneladas de carne
Um aumento de 9,46% na produção de carne de frango quando comparada com o total alcançado em 2004.
Do total de carne produzida, 2,762 milhões de toneladas foram destinados para o mercado externo.
6,535 milhões de toneladas

Relacionados