Utilização de nim indiano para controle de carrapato-de-boi

4203 palavras 17 páginas
Parte superior do formulário UTILIZAÇÃO DE NIM (AZADIACHTA INDICA) PARA CONTROLE DE CARRAPATO-DE-BOI (BOOPHILUS MICROPLUS)

USE OF NIM (AZADIRACHTA INDICA) FOR CONTROL OF TICK OF BULLS (BOOPHILUS MICROPLUS)

Borges, Ana Kleiber P.¹; Alves, Simone Barbosa de Assunção²

Resumo

O carrapato-de-boi (Boophilus microplus) é um parasita de grande importância econômica em bovinos, é a principal espécie de carrapato que compromete a produtividade da pecuária. A crescente preocupação com a contínua introdução de produtos químicos no meio ambiente, o seu alto custo, toxidez e aparecimento de resistência, demandou a busca de métodos alternativos para o seu combate. Neste contexto o Nim (Azadirachta indica) aparece como alternativa, tendo como princípio ativo a Azadiractina, sendo utilizada como carrapaticida e vermífugo, com ação não tóxica ao meio ambiente e ao ser humano.

Palavras – chave: carrapato-de-boi, produtividade, métodos alternativos e nim.

Abstract

The tick of oxen (Boophilus microplus) is a parasite of large importance economical in cattle, introducing yourself as a main species of tick who compromisse the productive of the cattle breeding. The growing worry with the continuous introduction of chemical products in the environments, the your high cost, toxic appearance of resistance, the search of alternative methods to the combat this parasite. In this context the Nim (Azadirachta indica) appear as alternative, had like beginning active a azadiractina been used like vermifuge, no toxic environment and human being.

Index terms: tick of oxen, produtived, methods alternatives and nim.

1 INTRODUÇÃO

A ocorrência de graves infestações pelo carrapato Rhipicephalus (B.) microplus e a infecção por microrganismos (babesioses e anaplasmoses) transmitidos por ele representam umas das principais fontes de prejuízos para os produtores de bovinos. O carrapato bovino encontra condições favoráveis para o seu desenvolvimento em quase

Relacionados

  • planta tropicais
    60326 palavras | 242 páginas