Utilização da vinhaça na fertirrigação da cultura de cana-de-açúcar na usina coprodia em campo novo do parecis - mt

3208 palavras 13 páginas
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o ramo sucroalcooleiro vem crescendo em grande escala devido a demanda de produção de açúcar, etanol e até mesmo energia, fazendo com que além de gerar um grande número de empregos à população, gere também comodidade à mesma.
A sociedade se mostra preocupada com a utilização de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo, que são fontes finitas e causam impactos consideráveis ao meio ambiente, com a emissão de CO2 na atmosfera, tanto na extração do produto, como na sua queima durante o uso.
A busca por soluções sustentáveis e eficientes para atender à crescente demanda energética mundial precisa contemplar o modelo brasileiro, em que o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar mostra-se uma alternativa viável, eficiente e sustentável.
Nesse ramo de atuação diversos processos são praticados e na maioria das vezes o que importa é o resultado final, só que muitos esquecem da importância da destinação dos resíduos gerados por esses processos.
Hoje em dia, a maioria das usinas de produção de açúcar e etanol, procuram de qualquer forma aproveitar ao máximo tudo que a mesma venha a produzir, desde o produto pronto ao consumo, até mesmo os resíduos que venham a aparecer em decorrência do processamento da matéria-prima.
Esse resíduo mais comumente conhecido como vinhaça ou “vinhoto” é bem fácil de identificar devido ao “mau-cheiro” emitido, onde este tinha um destino bem diferente em meados da década de 70, pois era descartado em mananciais de superfície. Com o grande aumento do mesmo através dos processos sucroalcooleiros, iniciaram-se estudos para evitar o desperdício e até mesmo a contaminação do solo por meio deste resíduo.
Somente na década de 80, através de pesquisas, chegou-se a uma conclusão quanto à utilização da vinhaça para fertirrigação do solo, pois ela é rica em matéria-orgânica, potássio, magnésio e enxofre e muito importante na questão de fertilização.
Diante disso, foi visto que a destinação final do resíduo

Relacionados

  • Melhoria dos atributos fisicos e quimico de um Neosolo Quartzarenico Õrtico Tipico
    5787 palavras | 24 páginas
  • Estagio Supervisionado I
    3327 palavras | 14 páginas