Utilizando o multimetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Medidas Elétricas - Uso do Multímetro

Laboratório de Física III


Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco



Resumo

O multímetro proporciona a medição de grandezas elétricas, tais como, intensidades de corrente, indutâncias, frequências, tensão, corrente elétrica, capacitância, resistência, entre outras.
Porém, nesta prática usaremos apenas a composiçãobásica do multímetro, que se divide em voltímetro, ohmímetro e capacímetro. Estes, que permitem a medição de tensão elétrica em Volts (V), resistência elétrica em Ohms (Ω) e capacitância em Faraday (F), respectivamente.
Existem modelos com mostrador analógico e modelos com mostrador digital. Este último, utilizado para a realização desta prática, que funciona convertendo a corrente elétrica emsinais digitais através de circuitos denominados conversores análogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números, ou transferido para um computador pessoal.
Várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras sãopossíveis.

Sumário

Introdução 3
Objetivos.....................................................................................................................4
Procedimento Experimental 4
Resultados e Discussão 5
Conclusão 6
Referências Bibliográficas 6

Introdução
Este experimento irá abordar o uso do multímetro digital, usado para medição de tensão,resistência e capacitância, assunto esse de suma importância para trabalhos que envolvam eletricidade. Através da experimentação iremos encontrar valores de medidas de resistores, capacitores e pilhas.
* Tensão - Para medirmos uma tensão é necessário que conectemos as pontas de prova em paralelo com o ponto a ser medido. Se quisermos medir a tensão
aplicada sobre uma lâmpada devemos colocar uma pontade prova de cada lado da lâmpada, isto é uma ligação em paralelo.
* Resistência - Para medirmos resistência devemos desligar todos os pontos da peça a ser medida (uma lâmpada incandescente, por exemplo, deve estar fora do seu soquete) e encostarmos uma ponta de prova em cada lado da peça. No caso de uma lâmpada incandescente encostamos uma ponta de prova na rosca e outra na parte inferior emetálica do conector da lâmpada.
* Capacitância – Para medirmos capacitância, com um capacitor que esteja ligado em um circuito, deve-se soltar um dos seus terminais, para que a medição não seja influenciada pelos demais componentes. Para fazer a leitura, devem-se contatar as extremidades do capacitor com as pontas de prova.

Figura 1.0 – Multímetro digital.
Objetivo

Este procedimentotinha por objetivo a familiarização com o uso do multímetro para medidas de grandezas elétricas.

Procedimento Experimental

PARTE A - Medidas de Tensão
Com o voltímetro na maior escala possível, mediu-se a tensão existente nos terminais da pilha tipo AA. Refizeram-se as medidas para diferentes escalas. O mesmo procedimento foi utilizado para a pilha AAA.

PARTE B - Medidas de ResistênciasPrimeiramente desligou-se o multímetro para que fosse possível mudar o botão para medidas de resistência.
Partindo da maior escala, mediu-se a resistência de um dos resistores, e no decorrer do experimento foi aumentando-se a escala.
Repetiu-se o procedimento para os outros três resistores.

PARTE C - Medidas de Capacitância
A princípio desligou-se o multímetro para que fosse possívelmudar o botão para medidas de capacitância.
Com um dos capacitores, partindo da maior escala, foi medido a capacitância do objeto escolhido, para diferentes escalas.
Repetiu-se o procedimento para os outros dois capacitores.

Resultados e Discussão

Tabela 1

ESCALA (V) | 2 V | 20 V | 200 V | 200 MV | INFORMACAO DA PILHA |
TENSÃO AA | 1,535 | 1,53 | 01,5 | F.E | 1,5 |
TENSÃO AAA...
tracking img