Utilizando a Escala de Braden na busca da prevenção das úlceras de pressão em Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Utilizando a Escala de Braden na busca da prevenção das úlceras de pressão em Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu.
Davi Reis Lopes1, Leandra Cácia de Macedo2, Janete Ghellere3 Regina Lúcia Herculano Faustino4,Tânia Denise Kuntze5
1Enfermeiro, coordenador do departamento de Educação Permanente, membro da Comissão de Qualidade e Acreditação, membro daComissão de Risco e Segurança do Hospital Adventista de Belém e pós-graduando em Gestão em Saúde pela Universidade Adventista de São Paulo.
2Enfermeira coordenadora do pronto socorro do Hospital Adventista de Belém, pós graduanda em unidade de terapia intensiva neonatal pelo instituto de ensino superior pequeno príncipe.
3Enfermeira Coordenadora do Serviço de Enfermagem do Hospital Municipal de Fozdo Iguaçu, Especialista UTI, NBA em Administração Hospitalar, Especialista em Auditoria em Saúde Pública e Hospitalar, Foz do Iguaçu-PR.
4Enfermeira, doutora em Enfermagem pela USP, docente do Curso de Gestão em Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP.
5Enfermeira, doutoranda em Enfermagem pela USP, docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Adventista de SãoPaulo – UNASP.
davireislopes@gmail.com – davi.reis@hab.org.br
Abstract. The survey is based in prevention health , identifying the rate of risk of patients interned on UTI of the hospital municipal of Iguassu Falls – PR the she climbs on standby of ulcers of pressure the scale of bawl. To identify the respective risks: down, moderate end high, uses - if the scale of bawl. The outcomesindicate as the 77% from the patients interned into the period, 10/09/2007 the 10/10/2007 they presented risk high about to we'll develop ulcers of pressure. After the investigation end results with indications about to have - if instrument prophylactic , inherent the ulcers of pressure on UTI , suggested that - if the introduce definitive from she climbs of bawl on prescription of sicken. The suggestionwas do you accept end will be invoke on prescription from UTI.
Words Keys: ulcers of pressure, prevention, scale of braden.
Resumo. O estudo é baseado em prevenção em saúde, identificando o grau de risco de pacientes internados na UTI do hospital municipal de Foz do Iguaçu – PR através da escala de prevenção de úlceras de pressão a escala de braden. Para identificar os respectivosriscos: baixo, moderado e alto, utilizou-se a escala de braden. Os resultados indicaram que os 77% dos pacientes internados no período, 10/09/2007 a 10/10/2007 apresentaram risco alto para desenvolverem úlceras de pressão. Após a investigação e resultados com indicativos para ter-se instrumento profilático, inerente a úlceras de pressão na UTI, sugeriu-se a implantação definitiva da escala de bradenna prescrição de enfermagem. A sugestão foi aceita e será impressa na prescrição da UTI .

Palavras Chaves: úlceras de pressão, prevenção, escala de braden.
1. INTRODUÇÃO
A formação de úlcera de pressão em clientes hospitalizados em unidade de terapia intensiva merece atenção, devido à alta incidência, sugerimos através da escala de Braden, sistematizar a assistência utilizando métodospráticos. Tendo como objetivo ações preventivas, especificamente através da escala de Braden, determinar o grau de risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão e obter parâmetros que irão contribuir na conduta profilática destes clientes expostos na unidade de terapia intensiva. A prevenção ainda deve ser nosso primeiro objetivo como cuidador, especialmente nesse projeto na unidade de terapiaintensiva do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, 2008.
A composição de seis itens: percepção sensorial, umidade, atividade, mobilidade, nutrição, fricção e cisalhamento, obtêm a escala de braden. Dos seis itens, três referem-se à pressão prolongada exercida nos tecidos, entre elas a percepção sensorial, atividade e mobilidade. Consequentemente as três restantes mensuram a tolerância do tecido...
tracking img