Utilizando snmp com cacti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UTILIZANDO SNMP COM CACTI



ANDERSON PONTES
kinnganderson@hotmail.com




RESUMO

O presente artigo tem por finalidade demonstrar o uso da ferramenta de monitoramento de redes Cacti, um frontend do software RRDTOOL, gerenciável via web, gerador de gráficos estatísticos e com inúmeros recursos possíveis disponibilizando ainda os plugin’s para auxílios e funções adicionais. Iniciareicom uma visão geral sobre gerenciamento e de redes, protocolo SNMP, RRDtool e explanação sobre a ferramenta em si, prosseguindo com um tutorial de sua instalação e configuração básica. Para isso utilizaremos uma distribuição Windows Server 2003 com um pacote com todos os softwares necessários para o funcionamento do Cacti versão 0.8.6, a distribuição foi executada dentro de uma máquina virtualutilizando o software Oracle VM VirtualBox versão 4.1.2. Farei uma apresentação do uso prático do software Cacti em uma rede local que foi previamente implantada em uma empresa para a finalidade de testes, procedimento este que pode facilmente ser estendido para outras redes de qualquer tamanho, demonstrando como o uso desta ferramenta pode facilitar o trabalho do administrador de redes nogerenciamento dos equipamentos e também na detecção de problemas de rede.

Palavras-chave: Cacti, Redes, monitoramento, gráficos, gerenciamento.



ABSTRACT

This paper aims to demonstrate the use of network monitoring tool Cacti, a RRDtool frontend software, manageable via web, generating statistical graphics and feature-rich yet possible providing aid to the plugin's and additional functions. Willstart with an overview and network management, SNMP protocol, RRDtool and explanation about the tool itself, followed by a tutorial of your installation and basic configuration. For that we use a distribution with a Windows Server 2003 package with all the software needed to run the Cacti version 0.8.6, the distribution was executed within a virtual machine using Oracle VM VirtualBox softwareversion 4.1.2. I will make a presentation of the practical use of the software Cacti on a local network that was previously deployed in an enterprise for the purpose of testing, a procedure that can be easily extended to other networks of any size, demonstrating how this tool can facilitate the work the network administrator to manage the equipment and also to detect network problems.

Keywords:Cacti, networks, monitoring, charts, management.



________________________________
[?] Estudante do curso de Tecnologia em Redes de Computadores 4º semestre, orientado pelo professor Gustavo Lessa, instituição: Faculdade Jesus Maria José – FAJESU

1. INTRODUÇÃO

Com o crescimento da área de TI sabemos a necessidade da praticidade em um gerenciamento de Redes, que vem sendo muito cobradapelo mercado e não tolerando erros ou imprevistos.
Para facilitar os diagnósticos de mau funcionamento, lentidão e outros tipos de problemas surgiram várias ferramentas para ajudar a monitorar e gerenciar as redes de computadores.
Esse artigo visa fornecer uma base para a utilização de uma ferramenta chamada de CACTI (CACTUS), que é muito utilizada pelo mercado para solucionar e auxiliar estesproblemas.
O Cacti foi desenvolvido para ser flexível de maneira que possa se adaptar as suas necessidades sendo de fácil manipulação e implementação. Monitora os estados de elementos de rede, de programas, de largura de banda utilizada e o uso da CPU.

Trata-se de uma interface e uma infra-estrutura para o RRDTool, que é responsável por armazenar os dados recolhidos e por gerar osgráficos. As informações são repassadas para a ferramenta através de scripts ou outros programas escolhidos pelo usuário os quais devem se encarregar de obter os dados. Pode-se utilizar também o protocolo SNMP para consultar informações em elementos de redes e/ou programas que suportam tal protocolo. (COSTA, Felipe. Ambiente de redes monitorada com Nagios e Cacti. 2008, p.43)


Disponibiliza para...
tracking img