utilizacao de jornal em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto









































































INTRODUÇÃO

Seguindo a proposta de elaboração de texto analisando a utilização de jornais em sala de aula, foi analisado o texto de Alessandro De Barros, A contribuição do uso de jornais no ensino de Historia em sala de aula, de textos de Gilberto Freire e trechos do jornal: O Farol.DESENVOLVIMENTO

Inúmeros protestos vêm eclodindo no cenário nacional, passeatas, reivindicações e muita revolta e indignação da população, quanto a situação nacional, sendo uma destas referentes à área da educação, muito se cobra dos políticos para que se tenha uma educação com cada vez mais de qualidade, mas essa missão não cabe apenas aos governantes, mas também aos professores que diante deste contextosdevem obter estimulo em buscar cada vez mais o pleno ensino e o aprendizado de cada aluno, buscando diversificar suas aulas, buscando novas formas de ensinar e recorrer também a fontes históricas tais como o jornal para propiciar o conhecimento das relações sociais existentes em determinado tempo e espaço.
Ao analisar o artigo: A contribuição do uso de jornais no ensino de historia em sala deaula, o autor Alessandro de barros, inicialmente faz analogia as mudanças ocorridas a partir da Escola dos Annales no inicio do século XX, que buscou um senso critico que sobrepôs a visão positivista, alterando a perspectiva de tempo breve da historia dos acontecimentos pelos processos de longa duração, em que drásticas mudanças históricas não ocorreriam em determinada data, mas derivam de um processoque decorria de algum tempo. A escola dos Annales buscou também observar determinados fatos privilegiando os métodos pluridisciplinares para chegar a conclusões.
Tal abertura permitiu que ocorressem severas mudanças no ensino da historia nas salas de aulas, tornando-o mais dinâmico e menos massivo na memorização de datas e personagens que idealizaram determinado fatos, buscando maiorentendimento de qual foi o processo decorrente, que originou tal mudança, permitindo e trazendo de forma mais coesa e que se aproxime da realidade e do cotidiano do aluno.
Na atualidade as adversidades a utilização de jornais no ensino de historia, não se restringe apenas a falta de recursos, mas também em saber como lidar, e até mesmo quais benefícios a utilização de jornais trará para a aprendizagem doaluno.
Por ser um meio em que desde os primórdios da imprensa vem sendo o principal meio de transmissão de noticias e fatos ocorridos, o jornal através do seu conteúdo e propicia deduzir e extrair informações de uma sociedade e das transformações nelas ocorridas.
A utilização de jornais em sala de aula, não é uma das tarefas mais fáceis de empregar, porem, também não pode ser considera muito difícil,sendo que uma grande adversidade e a falta de apoio tanto de entidades publicas e/ou privadas, desta forma a maior iniciativa passa a ser a do professor que empregando dedicação e persistência pode obter muitas vitorias quanto ao aprendizados dos alunos.
A utilização de jornais é recomendada a partir da quinta série, pois com esta utilização é possível contextualizar temas históricos e ocotidiano da sociedade contemporânea.
Com os avanços nos meios de comunicação tais como a TV e o radio os jornais deixaram de ser a única fonte de noticias nas cidades desta forma o jornais passaram a acrescentar em suas paginas que eram apenas de noticias, mas também cadernos sociais, científicos, intelectuais, de saúde, etc. que os meios televisivos e de rádios não dispõem de tempo para que o façam,sendo assim é possível através deste fazer a distinção da maneira em como a informação é transmitida, bem como se obedecer a determinados pontos de vista e tendências nas suas ideias e formas de transmissão da noticia.
Porem alguns detalhes devem ser observados antes de iniciar a utilização do jornal na sala de aula, atentando-se aos objetivos e os critérios de utilização, sendo o primeiro...
tracking img