UTILIZA O DE RES DUOS INDUSTRIAIS PARA A PRODU O DE ARTEFATOS CIMENT CIOS E ARGILOSOS EMPREGADOS NA CONSTRU O CIVIL

680 palavras 3 páginas
Alunos: Tiago Tullio cappelletti alan r. padilha

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS PARA A PRODUÇÃO DE ARTEFATOS CIMENTÍCIOS E ARGILOSOS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Ecossistemas estão se transformando e, em muitos casos, sendo degradados de forma irreversível. O crescimento da população mundial e o consumo exagerado aumentaram a demanda por recursos naturais, afetando diretamente as diversas formas da vida no planeta. A quantidade de resíduos sólidos gerados pelas atividades industriais também cresceu em importância mundial e ambiental, pois estes são produzidos por vários tipos de processo, representando milhões de toneladas por dia em todo o mundo.
A disposição adequada de resíduos passou a ser primordial para a preservação ambiental, surgindo a necessidade de se desenvolverem mecanismos que promovam a conscientização e a busca de soluções para a implantação de tecnologias capazes de minimizar os impactos decorrentes da disposição destes resíduos no ambiente e também reduzir os custos envolvidos nesta atividade. Destarte, a reciclagem de resíduos é fundamental para a preservação, conservação e redução do consumo de recursos naturais não renováveis do planeta, pois satisfaz às necessidades da população presente sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras e também do próprio planeta.
Nessa busca de soluções que minimizem as agressões ao ambiente, destaca-se o setor da construção civil, que, sendo um ramo da atividade tecnológica consumidor de grande volume de recursos naturais, apresenta grande potencial para o aproveitamento de resíduos sólidos em materiais de construção. Assim, é possível dar um destino ambientalmente correto a estes resíduos, que, de outra forma, tornam-se fontes de poluição das águas, do ar ou do solo.

TEXTO

Um dos vários problemas enfrentados pela humanidade à entrada do século XXI é o da utilização dos resíduos e seu gerenciamento. Os resíduos gerados pelas atividades industriais crescem em importância no

Relacionados