Utilização de nim indiano para controle de carrapato-de-boi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte superior do formulário
UTILIZAÇÃO DE NIM (AZADIACHTA INDICA) PARA CONTROLE DE CARRAPATO-DE-BOI (BOOPHILUS MICROPLUS)

USE OF NIM (AZADIRACHTA INDICA) FOR CONTROL OF TICK OF BULLS (BOOPHILUS MICROPLUS)

Borges, Ana Kleiber P.¹; Alves, Simone Barbosa de Assunção²

Resumo

O carrapato-de-boi (Boophilus microplus) é um parasita de grande importância econômica em bovinos, é aprincipal espécie de carrapato que compromete a produtividade da pecuária. A crescente preocupação com a contínua introdução de produtos químicos no meio ambiente, o seu alto custo, toxidez e aparecimento de resistência, demandou a busca de métodos alternativos para o seu combate. Neste contexto o Nim (Azadirachta indica) aparece como alternativa, tendo como princípio ativo a Azadiractina, sendoutilizada como carrapaticida e vermífugo, com ação não tóxica ao meio ambiente e ao ser humano.

Palavras – chave: carrapato-de-boi, produtividade, métodos alternativos e nim.

Abstract

The tick of oxen (Boophilus microplus) is a parasite of large importance economical in cattle, introducing yourself as a main species of tick who compromisse the productive of the cattle breeding. The growingworry with the continuous introduction of chemical products in the environments, the your high cost, toxic appearance of resistance, the search of alternative methods to the combat this parasite. In this context the Nim (Azadirachta indica) appear as alternative, had like beginning active a azadiractina  been used like vermifuge, no toxic environment and human being.

Index terms: tick of oxen,produtived, methods alternatives and nim.

1 INTRODUÇÃO

A ocorrência de graves infestações pelo carrapato Rhipicephalus (B.) microplus e a infecção por microrganismos (babesioses e anaplasmoses) transmitidos por ele representam umas das principais fontes de prejuízos para os produtores de bovinos.
O carrapato bovino encontra condições favoráveis para o seu desenvolvimento em quasetodo o território brasileiro, e as altas infestações por esses ácaros geram perdas consideráveis (GONZALES, 2003).
Independentemente dos efeitos da tristeza parasitária sobre o rebanho, os carrapatos afetam os animais principalmente por provocarem anemia, imunossupressão e redução da ingestão de alimentos (JONSSON, 2006).
O carrapato–de-boi  (Boophilus microplus) é um parasita degrande importância econômica em bovinos. Os prejuízos causados estão estimados na ordem de 2 bilhões de dólares/ano. De acordo com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  e Abastecimento, Renato Andreotti, o controle químico vem apresentando dentre outros problemas, seleção para resistência  exigindo mais esforços direcionadosa métodos alternativos e integrados de controle deste parasita.
O controle da população de carrapatos por mais de um século tem sido baseado principalmente no uso de acaricidas. Entretanto, o uso indiscriminado de diversos princípios químicos tem determinado um grave quadro de resistência genética desses parasitos, o que reduz a vida útil dos produtos utilizados (DAVEY et al., 1998; FRISCH,1999). Além dos problemas de resistência, a presença de resíduos desses medicamentos na carne, no leite e no meio ambiente tem levado à reflexão sobre a necessidade de pesquisa de novos medicamentos para o controle desses parasitos.
A investigação de alternativas sustentáveis e racionais para a produção de alimentos de alta qualidade biológica procura mobilizar de maneira harmoniosa todosos recursos disponíveis, com redução de impacto e de poluição ambiental.
Com esse propósito os extratos de várias plantas originárias de regiões tropicais e subtropicais têm sido testados, e vários demonstraram atividade acaricida contra algumas espécies de carrapatos.
Neste contexto, o presente artigo busca como alternativa, a utilização do Nim (Azadirachta indica), como um...
tracking img