Utilização da sistemática mrp e de políticas de seqüenciamento de produção visando uma melhor gestão do processo produtivo.

Páginas: 15 (3643 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Utilização da sistemática MRP e de Políticas de Seqüenciamento de produção visando uma melhor gestão do processo produtivo.

Edna Maria Fonseca Torres (UNAMA) ednamtorres@yahoo.com.br

Elias Costa Moura Junior (UNAMA) eliasmecanica@yahoo.com.br

Rosiane Madureira Cabral (UNAMA) rosiane.madureira@yahoo.com.br

Wilian Cassio Santos (UNAMA) wilian.cassio@hotmail.comResumo:Neste documento disponibiliza-se o modelo de formatação que deverá ser utilizado nos artigos enviados para o XVI SIMPEP (2009). O resumo é elemento obrigatório constituído de uma seqüência de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, no e de mesmo idioma do trabalho, não ultrapassando 200 (duzentas) palavras e seguindo abaixo as palavras-chave. Deve-se apresentar o problemaestudado, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões obtidas. Deve ser obrigatoriamente em itálico e fonte Times New Roman tamanho 12 (doze). Recomendamos um parágrafo único com 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto.
Palavras-chave: Modelo; Formatação; XVI SIMPEP.Introdução

Para controlar os estoques as empresas utilizam as politicas de estoque que tem como prioridade resolver os problemas quantitativos e financeiros dos materiais.
Saber a época oportuna de reposição dos materiais, ou qual modelo de controle de estoque adequado ao processo produtivo, os níveis de estoque de segurança, a faixa econômica de reposição, atualmente são problemas edesafios para as organizações que buscam a competitividade.
Com objetivo de mostrar a importância da gestão de estoque numa empresa, a partir do estudo de previsão de demanda efetuamos estudo na empresa POEMATEC, fabricante de bancos de automóveis que tem como principal matéria-prima a fibra de coco. Um dos problemas enfrentados atualmente é na fabricação do encosto caminhão HSK, ocorrido pelafalta de definição ou parametrização de quanto e quando comprar a matéria-prima para fabricação do produto, com isso existe elevadas perdas e principalmente atrazo no processo produtivo e consequentemente atraso na entrega.
Conforme figura abaixo o encosto HSK, necessita de quatro matérias-prima para ser fabricado:

Com a finalidade de minizar custos e otimizar o processoenfrentado pela empresa aplicaremos as técnicas de planejamento e controle de estoques, dentre elas destacamos o Lote de Reposição em específico Lote Econômico de Compra (LEC) que busca melhor estratégia para determinar a quantidade que deve ser mantida em estoques e em quanto tempo um novo pedido deve ser realizado; Controle de estoque por ponto de pedido ou reposição, que estabelecerá uma quantidadede ítens no estoque para o tempo de ressuprimento e mais um nível de de estoque de segurança; Cálculo das Necessidades de Materiais (MRP) que visa integrar os divesros setores da empresa a fim de minizar tempo de processamento de informações para melhoria no processo produtivo e para nos cercamos de mais certezas será utilizado também a administração dos estoques de segurança afim de evitar asvariações no tempo de ressuprimento e erros associados do lead time; Regra de Sequenciamento para priorizar a fila de pedidos através da melhor regra, no nosso caso utilizaremos a Regra de Jonhson.
E ao final do estudo apresentatemos de maneira clara e coesa uma solução ao problema apresentado, assim possibilitando a Empresa POEMATEC melhor gerenciamento e eficiencia de seu processo produtivo.Para tanto, precisamos determinar alguns parametros e conceituar as dependências que existem para que o a sistemática MRP seja aplicada, tais como:

Tamanho dos lotes de Reposição: Determina o será comprado para manter no estoque, não se deve deixar de analisar os custos que são envolvidos na reposição e na armazenagem dos itens, a quantidade comprada que fornecer o menor custo total é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produçao e processos produtivos
  • Gestão processos produtivos
  • Gestão de processos produtivos e da qualidade
  • Gestão da qualidade no processo produtivo
  • Plano de gestão processos produtivos
  • Gestão do processo produtivo
  • GESTÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS
  • UTILIZACAO DA GESTAO DE PROCESSOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!