Uti- unidade de terapia intensiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Estágio em UTI
Professores: Leandro, Elen e Marciele
Aluna: Aline Sayuri Morita
Senac
PESQUISA DE MEDICAMENTOS

* PROTAMINA
A protamina é o antídoto específico para a neutralização do efeito anticoagulante da heparina; é a única substância em uso, na circulação extracorpórea, com aquela finalidade.
A protamina é um complexo protéico com cargaselétricas fortemente positivas, de baixo peso molecular, encontrada no esperma ou testículos de peixes, mais especificamente do salmão. As protaminas são fortemente alcalinas, em virtude do elevado teor de arginina (67%), na composição dos seus aminoácidos.
A protamina é preparada sob a forma de sulfato, que combina ionicamente com a heparina para formar um complexo estável, desprovido de atividadeanticoagulante. Livre na circulação, não combinada à heparina, exerce um pequeno efeito anticoagulante, independente do efeito da heparina.
A administração de protamina pode determinar hipotensão. Em algumas ocasiões, foram
observadas raras reações alérgicas, com estados semelhantes ao choque. Esta pré- disposição parece particularmente ligada aos pacientes alérgicos ao salmão (a protamina éextraída dos testículos de diversas espécies de salmão), aos vasectomizados ou naqueles que receberam protamina - zinco - insulina ou protamina para inativar a heparina. Em caso de possível alergia à protamina, antes de se iniciar o tratamento, aconselha- se administrar uma dose como prova e uma medicação antialérgica e, eventualmente, disporem- se de medidas adequadas para combater o choque.
Aprotamina está contra- indicada em casos de reconhecida hipersensibilidade a mesma.

* TRIDIL (NITROGLICERINA)

É um medicamento vasodilatador e antianginoso que relaxa músculo liso vascular, incluindo dilatação das artérias coronárias, o leito arterial periférico e os vasos de capacitação venosa; dilatação dos vasos pós capilares, retenção de sangue na periferia, diminuição do retornovenoso ao coração e diminuição pré carga.
Suas indicações são angina pectoris e congestão pulmonar e, suas contra- indicações são suspeitas de infarto, hipotensão, bradicardia extrema, taquicardia, aumento da pressão intracraniana, hipovolemia não corrigida, circulação cerebral inadequada, pericardite e tamponamento cardíaco.
Efeito colateral primário é hipotensão, levando também ataquicardia, bradicardia, cefaléia, palpitações e síncope.

* ADRENALINA

É um fármaco adrenérgico, antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco. Indicado para asma brônquica, choque anifilático, parada cardíaca. E contra- indicado para arritmia, arteriosclerose cerebral, choque, crianças prematuros e recém nascidos, dano cerebral orgânico, dilatação cardíaca, glaucoma, durante o trabalho departo, hipersensibilidade a simpatomiméticos, em associação à anestesia local, nos dedos dos pés ou nas mãos, orelhas, nariz ou genitais.

* HEPARINA

É um fármaco (glicosaminoglicano sulfatado) do grupo dos anticoagulantes, que é usado no tratamento da trombose e outras doenças com coagulação sanguínea excessiva, tornando o sangue mais fluído e inibe a formação de trombos oucoágulos, além de aumentar as concentrações de lipídio no sangue.

* NORIPURUM

É um fármaco (sacarato de hidróxido de ferro III) para uso endovenoso, de uso pediátrico ou adulto. Indicado para anemias ferropênicas graves (pós- hemorrágicas, pós- partos, pós- cirurgiacas); distúrbios de absorção gastrointestinal ou impossibilidade de se utilizar a ferroterapia por via oral nos casos deintolerância às preparações orais de ferro em doenças inflamatórias gastrointestinais, que poderiam ser agravadas pela ferroterapia oral e nos casos em que falta de resposta à ferroterapia seja suspeita de falta de adesão ao tratamento. Anemias no terceiro trimestre de gravidez ou no puerpério. Correção da anemia ferropênica no pré- operatório de grandes cirurgias. Anemia ferropriva que acompanha...
tracking img