Uti pediatrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
UTI PEDIÁTRICA



A UTI surgiu para oferecer suporte avançado de vida a pacientes criticamente doentes que possuam chances de sobreviver, pacientes em morte cerebral, por tratar-se de possíveis doadores de órgãos.
É um ambiente de alta complexidade, reservado e único no ambiente hospitalar, já que se propõe estabelecer monitorização completa e vigilância 24 horas, através daenfermagem e médicos especializados ,profissionais capacitados para assistência não apenas física,mas também psicológica e espiritual.

ESTRUTURA FÍSICA DA UTI PEDIÁTRICA

O projeto deve ser realizado por um grupo multidisciplinar composto de diretor médico, enfermeiro chefe da UTI, arquiteto principal, administrador hospitalar e engenheiros. Esse grupo deve avaliar a demanda esperada da UTIbaseado na avaliação dos pontos de fornecimento de seus pacientes, nos critérios de admissão e alta, e na taxa esperada de ocupação. É necessário análise dos recursos médicos, pessoal de suporte (enfermagem, fisioterapia, nutricionista, psicólogo e assistente social) e pela disponibilidade dos serviços de apoio(laboratório, radiologia, farmácia e outros ).

LOCALIZAÇÃO

A UTI deve ser uma áreageográfica distinta dentro do hospital, com acesso controlado, sem trânsito para outros departamentos. Sua localização deve ter acesso direto e ser próximo de elevador, serviço de emergência, centro cirúrgico, sala recuperação pós-anestésica, unidades intermediárias de terapia e serviço de laboratório e radiologia.

NÚMERO DE LEITOS

Deve ter leitos necessários para fornecer um atendimentoadequado para pacientes gravemente doentes no hospital, quantidade de cirurgias, entre outros casos. Um hospital deve destinar 10% da capacidade de leitos para UTI.

UNIDADE

A divisão dos leitos de UTI podem ser em área comum (tipo vigilância), quartos fechados ou mistos.
O leito comum oferece observação contínua do paciente, é indicada a separação dos leitos pôr divisórias laváveis queproporcionam privacidade aos pacientes.
Leitos ou quartos fechados devem obter painéis de vidro para facilitar a observação dos pacientes.Porem é necessário uma central de monitorização no posto de enfermagem, com transmissão de onda eletrocardiógrafo e freqüência cardíaca.
Os leitos fechados proporcionam maior privacidade aos pacientes, redução do nível de ruído e possibilidade de isolamentodos pacientes infectados e imunossuprimidos.
A unidade mista combina os dois tipos de forma.
Sala de isolamento é recomendável e cada instalação de saúde deve considerar a necessidade de salas de isolamento compressão positiva e negativa nestas salas. Esta necessidade vai depender principalmente da população de pacientes e dos requisitos do Departamento de Saúde Pública.

ÁREA DE INTERNAÇÃOÁREA DE PACIENTES

Os pacientes devem ficar visíveis durante todo o tempo, permitindo a monitorização do estado dos pacientes. O projeto preferencial é aquele que permite uma linha direta de visão, entre o paciente e o posto de enfermagem.

POSTO DE ENFERMAGEM

O posto de enfermagem deve ser centralizado e de tamanho suficiente para acomodar todas as funções da equipe de trabalho
Cadaposto deve ser servido pôr uma área de serviços destinada ao preparo de medicação, Deve haver iluminação adequada, energia de emergência, instalação de água fria, balcão, lavabo, um sistema funcional de estocagem de medicamentos, materiais e soluções e um relógio de parede, espaço para terminais de computador e impressoras é essencial quando forem utilizados sistemas informatizados. Deve serprevisto espaço para colocar os gráficos de registros médicos e de enfermagem, formulários de registro médicos e impressos de modo que possam ser facilmente acessados.

SALA DE UTENSÍLIOS LIMPOS E SUJOS

As salas de utensílios limpos e sujos devem ser separadas e que não devem estar interligadas. Os pisos devem ser cobertos com materiais sem emendas ou junções, para facilitar a limpeza.
A sala de...
tracking img