Utf-8 vs iso-8859-1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Sistemas de Informação


Disciplina: Organização e Arquitetura de Computadores I




















PESQUISA SOBRE REPRESENTAÇÃO DE DADOS: FORMATO UTF-8 E ISO 8859-1.2º Semestre de 2012



1. Introdução


É necessário que tenha uma representação de dados para que a maquinapossa passar as informações que estão sendo transmitidas ao usuário através de um software. Para que o mesmo usuário possa entender e interpretar a escrita, áudio, imagem, etc. do que esta sendotransmitido pela maquina.





2. UTF-8


UTF-8 (8-bit Unicode Transformation Format) é um tipo de codificação Unicode de comprimento variável. Pode representar qualquer caractere universal padrãodo Unicode, sendo também compatível com os caracteres da tabela ASCII. Por esta razão de compatibilidade, está sendo adoptado como tipo de codificação padrão para e-mail, páginas web, e outros locaisonde os caracteres são armazenados e frequentemente utilizados.
O formato UTF-8 usa de um a quatro bytes por carácter, dependendo do símbolo Unicode que representa. É necessário apenas umbyte para codificar os 128 caracteres da tabela ASCII. São necessários dois bytes para caracteres Latinos com diacríticos. São necessários três bytes para o resto do Plano Multilíngue Básico (que contémpraticamente todos os caracteres comuns utilizados). Existem ainda outros caracteres que necessitam de quatro bytes.


3. ISO 8859-1


O formato ISO 8859-1 é uma codificação dos caracteres doalfabeto latino, incluindo letras do alfabeto que possuem acentuação. Sendo capaz de representar grande parte dos idiomas da Europa Ocidental.





4. Conclusões


ISO 8859-1 e UTF-8 sãodois dos vários tipos de Charsets que podemos utilizar em nossas maquinas para representar dados e informações na tela do computador. Cada qual com sua característica, mas ambos com compatibilidade...
tracking img