UsuariosDaContabilidade

1609 palavras 7 páginas
ADMINISTRAÇÃO

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

CALDAS NOVAS – GO
MARÇO/2014
3

1. INTRODUÇÃO O campo de aplicação da contabilidade. Abrange todas as entidades econômico-administrativas. Entidades econômico-administrativas, Entidade com fins econômicos, Entidades com fim sócio-econômico e Entidades com fins sociais. Cada uma com sua determinada visão e objetividade.
Os usuários da contabilidade são todas as pessoas que direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e desenvolvimento da entidade, sendo físicas ou jurídicas. Os usuários mais comuns são os proprietários, administradores, investidores e acionistas, bancos, fornecedores. Esses usuários são denominados usuários internos e externos. E buscam informações da contabilidade para a satisfação de suas diversas necessidades de informação, como por exemplo: Seus investidores, credores por empréstimos, clientes, público, governo e suas agência, empregados, entre outros. Cada usuário possui um interesse diferenciado nas informações da Contabilidade.

.

4
2. PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE
A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações.
2.1 Pessoa Física
É a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo (sem qualquer exceção). A existência da pessoa física termina com a morte.
2.2 Pessoa Jurídica
É a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, forma uma nova pessoa, com personalidade própria e independente das pessoas físicas que a formam. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas comerciais ou industriais) ou não (cooperativas, associações). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas.
A Contabilidade, portanto, pode ser feita para um indivíduo – pessoa física (desde que haja necessidade em virtude do volume de negócios) – ou para uma empresa com ou

Relacionados