USOS DIDATICOS DE DOCUMENTOS

USOS DIDATICOS DE DOCUMENTOS

O referente texto agregar a coleção Ensino de História. Fundamentos e Métodos. Abrange uma abordagem sobre os usos didáticos de documentos como uso integrante doensino em sala de aula. Fazendo com que os matérias didáticos se tornem mais atrativos e estimulantes para os alunos, assim proporcionando uma reflexão e analises sobre o atual momento da disciplina. Aautora proporciona ao leitor o conhecimento de métodos e técnicas que serão aplicadas em sala de aula, recorrendo ao uso de documentos nas aulas de História, levando o aluno a iniciar um próprioconhecimento histórico, desenvolvendo uma autonomia intelectual capaz de propiciar análises e criticas da sociedade, portanto o aluno se torna uma espécie de historiador‟.
Circe Bittencourt descreve variasconcepções de análises de documentos diferenciando o uso das fontes históricas no processo de aprendizagem, onde mostra que os documentos são importantes e que apresenta outra finalidade que não podeser confundida com a situação de ensino de História, afirmando que os documentos são fonte principal de seu oficio, ou seja, matéria-prima de quem escrevem a história. Henri Monior resume que:
“Osaber histórico é o produto de fontes, todos elas vindas do passado,... Nada é uma fonte por sua própria natureza e é o problema colocado pelo historiador que, identificando um traço que fornece umaresposta, transforma assim um documento em uma fonte histórica”. (1993, p. 26) – (Usos didáticos de documentos, p. 328).
Recorrer ao uso de documentos nas aulas de História pode ser importante, porfavorecer a introdução do aluno no pensamento histórico, e a iniciação aos próprios métodos de trabalho do historiador. Os jovens não dominam o contexto histórico em que o documento foi produzido, o queexige sempre a atenção ao momento propício de introduzi-lo como material didático e à escolha dos tipos adequados ao nível e às condições de escolarização dos alunos. A autora deixa claro que o...