Usos de fertilizantes nitrogenados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fertilizantes Nitrogenados:
Fertilizantes Nitrogenados são aqueles que tem na sua composição, como nutriente principal, o Nitrogênio. A Amônia (NH3) é a matéria prima básicapara produção dos principais fertilizantes Nitrogenado e a história desta indústria está intimamente ligada à evolução tecnológica da sua produção e das matérias primas por elautilizadas.
A amônia é um gás obtida pela reação do nitrogênio (N) proveniente do ar com o hidrogênio (H) procedente de várias fontes: gás natural, Nafta, Fuel Oil ou de outrosderivados de petróleo conforme a reação:
Em função alta estabilidade da molécula de N2, para que esta reação ocorra são necessárias condições bastante drásticas como pressão etemperaturas elevadas e a
presença de catalisador. No Brasil, atualmente, a Amônia é produzida pela Fosfértil em Piaçagüera - SP e Araucária - PR e pela Petrobrás em Camaçari- BA e Laranjeiras - SE.
A rota de produção de alguns fertilizantes nitrogenados pode ser ilustrada, de maneira simplificada, pela Figura 1. Observando-se a figura percebe-seque a Uréia é obtida pela reação da NH3 com CO2 sob condições de temperatura e pressão. O Nitrato de Amônio é obtido pela reação (neutralização) da NH3 com Ácido Nítrico, quepor sua vez é obtido pela oxidação da Amônia. Finalmente, o Sulfato de Amônio pode ser obtido pela neutralização da Amônia pelo Ácido Sulfúrico ou como subproduto da produção decaprolactama.
A Amônia é matéria prima básica para a produção de MAP (Fosfato monoamônio) e DAP (fosfato diamônio), através da reação com Ácido Fosfórico e pode ser utilizada,também, na produção de Superfosfato Simples Amoniado.




* Garantias mínimas estabelecidas pelo Anexo II da Instrução Normativa MAPA nº 05 de 23 de Fevereiro de 2007
tracking img