Usono de simuladores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A preocupação que envolve os docentes nas áreas das ciências exatas é crescente devido ao insucesso de muitos alunos nas disciplinas afins, principalmente na aprendizagem da Física. Além da falta de profissionais aptos para o desenvolvimento da área, pesquisas apontam dificuldade de interação dos alunos referente à metodologia que é aplicada pela maioria dos professores de Física, “oensino de Física tem-se realizado, freqüentemente, mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mas também por isso, vazios de significado” (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, 1999). Muitas das vezes os conteúdos ainda são aplicados de forma puramente teórica, pois nem sempre dispõemde estrutura física, como laboratórios e meios de diversificação tecnológica instrumental para o desenvolvimento dos temas e atividades envolvidos pela disciplina. Segundo Hestenes (1987) os métodos tradicionais de ensinar Física são inadequados e como apontam Lawson e McDermott (1987), não serão de admirar falhas na aprendizagem se conceitos complexos e difíceis de visualizar só foremapresentados de uma forma verbal ou textual.
A Física envolve níveis de abstração significativos, pois lida com vários conceitos e para se desenvolver utiliza-se da Matemática como ferramenta fundamental. Muitas vezes lida com materiais que estão fora do alcance dos sentidos do ser humano, tais como partículas subatômicas, corpos com altas velocidades e processos de alta complexidade, isso faz com que osestudantes se sintam desestimulados, entediados, acham que não conseguem compreender o que está sendo estudado ou chegam até mesmo a odiarem o estudo da Física (SOEGENG, 1998; TRAMPUS & VELENJE, 1996). Então, a tecnologia entra em sena, o computador vem para auxiliar no processo ensino-aprendizagem e como menciona Valente “o aluno através de um software apropriado, aprende exercitando uma tarefade "ensinar" o computador”, forma de aprendizagem construcionista abordada por Papert (1985, 1994) [7] e que neste trabalho será apresentada de forma integrada com a linguagem instrucionista também abordada por ele, estas interrelacionadas na aplicação de simulações virtuais com a utilização do simulador como instrumento de integração entre aluno, professor e conhecimento, em que o aluno atravésda mediação do professor, da coerente escolha do material e do sábio planejamento promovido por este na utilização do recurso, constrói suas perspectivas, aplica suas abstrações e percebe as diversas possibilidades de interação entre os componentes e elementos estudados. De acordo com as percepções adquiridas o aluno vai aprimorando suas habilidades e conhecimento, tendo a oportunidade de aprenderinclusive com os erros.

Diagnosticar e corrigir os erros não é suficiente para a melhoria do ensino. Os erros contêm um potencial educativo que precisa ser mais bem explorado, não apenas pelos professores, como também pelos próprios alunos. (PINTO, 2000, p. 37)

Em contexto de análise investigativa para efeitos de discordância do modelo de ensino-aprendizagem aplicado no ensino de Física, ostemas relacionados e explícitos em periódicos e comumente discutidos em eventos ligados ao assunto em questão, nos levam a pensar neste modelo de forma crítica e reflexiva, como dita a teoria freireana. Não aceitar que a Física passe meramente pelos alunos de forma automática e segundo Vygotsky (1998), sem mecanismos que possam despertar sua curiosidade e questionamentos, pois sendo ela uma dasdisciplinas que mais se relaciona com inovação e tecnologia e estando intimamente acoplada com os assuntos mais relevantes e significativos no que diz respeito a desenvolvimento, modernidade e evolução, precisa ser revista em seu âmbito pedagógico, até mesmo podemos levar em consideração o fator cultural presente nesta sociedade que cada vez mais se aproxima de dispositivos que envolvem a Física,...
tracking img