usoda gramática normativa na oralidade

324 palavras 2 páginas
Quezia Rankel Zbonik

Mentes Perigosas

Lapa
2014

Quezia Rankel Zbonik

Mentes Perigosas

Trabalho de apresentado na disciplina de
Filosofia de Educação do curso de Pedagogia da Fael- Faculdade Educacional da Lapa.
Profª .: Gislaine Kazeker de Siqueira

Lapa
2014
O cenário escolar do filme é retratado em uma escola pública de periferia com condições precárias, onde a maioria dos alunos são negros e pobres. A relação entre professor e aluno é bastante hostilizada, os professores pedem demissão por medo dos alunos. Nesta escola alunos ruins ficam em uma sala separada onde só os piores ficam.
Para conseguir fazer com que os alunos se interessem pelas suas aulas a professora utiliza temas que os alunos estão acostumados a presenciar como a morte. Usar temas relacionados a realidade do aluno, poesias sobre a vida deles, usar o contexto em que eles estão inseridos torna o aprendizado interessante e o interesse é o primeiro passo para um aprendizado significativo.
A teoria de Comênio fala um pouco sobre como o ensino pode torna-se interessante e que devem ser consideradas as possibilidades e interesses do aluno e que deveria ser ensinado tudo a todos, muitas vezes escolas com poucos recursos que tem alunos que vivem em condições precárias são excluídos da sociedade são deixados de lado se o ensino deve ser dirigido a todos deve se ter a inclusão.
A escola oferecia recursos didáticos precários aos alunos e a relação do professor com a coordenação pedagógica era ruim a professora tentava ajudar os alunos enquanto a coordenação achava que os alunos não tinham solução e por isso não investia neles.
O filme assistido é bastante realista mostra a realidade das condições precárias de algumas escolas o abandono e falta de interesse que muitos diretores ou educadores tem para com seus alunos o filme também retrata a determinação de uma professora que estava preocupada em mudar a

Relacionados