Uso dos selantes de fóssulas e fissuras na odontopediatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A Odontopediatria em nosso país é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como a ''especialidade de que tem por objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde'' (PENIDO &TEIXEIRA, 2010).

A cárie dentária sempre deverá ser bem diagnosticada e principalmente prevenida. A mesma é uma doença infecto-contagiosa que resulta em perda localizada de miligramas de minerais dos dentes afetados, causada por ácidos orgânicos provenientes da fermentação microbiana dos carboidratos da dieta (MARINHO & PEREIRA, 1998).

As cáries dentárias em fóssulas e fissurasoclusais predominam na maioria das populações. Informações detalhadas sobre a microbiota das fissuras humanas são, entretanto, difíceis de obter por causa da inacessibilidade da região de colheita.

Em relação a avaliação do risco de cárie – que é a determinação da probabilidade da incidência da doença durante certo período de tempo – as fóssulas e fissuras têm sido a área de maiorpreocupação por parte do cirurgião-dentista que tem o papel fundamental dentro do contexto de saúde bucal da criança, uma vez que conhece os fatores etiológicos e os meios de prevenção e controle das doenças bucais. A responsabilidade profissional é ampliada a cada dia porque a maioria das mães e professores desconhecem os sinais iniciais da doença cárie. Por isso, a importância de um bom diagnóstico clínicoda cárie oclusal.

Para se reduzir ou eliminar a infecção por Streptococcus cariogênicos ou seja, para se prevenir a cárie dentária, certas medidas são abordadas com destaque, como: controle da placa dentária, controle dietético e uso de substâncias antimicrobianas como o flúor.

Uma vez que as superfícies lisas são mais beneficiadas pelo tratamento com fluoretos que as regiõesde fóssulas e fissuras, a técnica do selamento, quando empregada paralelamente com o flúor, pode apresentar um grande efeito na redução do índice de cárie oclusal (WEYNE ,1996).

Sobre os selantes de fóssulas e fissura, serão descritos nesta revisão de literatura: suas propriedades, tipos, efetividade, tática operatória, indicações, contra-indicações e a necessidade de sua reaplicação.2. OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é fazer uma revisão de literatura destacando sobre os selantes de fóssulas e fissuras: seus tipos, tática operatória, indicações, contra-indicações e a necessidade de sua reaplicação.

3. REVISÃO DE LITERATURA

A cárie é reconhecida como uma doença infecto-contagiosa, que tem um caráter multifatorial e é, usualmente, crônica. Seuaparecimento é dependente da interação de três fatores essenciais: o hospedeiro, representado pelos dentes e saliva, a microbiota da região e a dieta consumida (WEYNE ,1996). Ela é um desequilíbrio no processo de saúde-doença e pode estar, ou não, associada a determinados sinais; popular e erroneamente conhecidos por ''cáries'', que são as lesões de cárie. No entanto, uma pessoa pode apresentar a doençasem que os sinais da mesma sejam perceptíveis clinicamente (BRAGA et al., 2005).

A cárie pode ser descrita como um processo dinâmico, que ocorre nos depósitos bacterianos, resultando em alteração no equilíbrio entre a superfície dentária e o fluido da placa, o que, com o passar do tempo, leva à perda mineral (THYLSTRUP & FEJERSKOV, 2001).

Métodos de diagnosticar a cárie vêmsendo desenvolvidos com a intenção de tornar mais preciso o diagnóstico de lesões incipientes de cárie, ainda confinadas ao esmalte, em seu estágio sub-clínico (MARINHO & PEREIRA,1998).

A alta susceptibilidade às cáries em faces oclusais com fóssulas e fissuras podem desenvolver rapidamente a cárie, logo após a erupção dos dentes (CORREA et al., 1988).

O diagnóstico da cárie...
tracking img