Uso do solo e degradação ambiental na bacia hidrográfica do córrego matilde cuê, marechal cândido rondon-pr.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
USO DO SOLO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MATILDE CUÊ, MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR.

Maicol Rafael Bade1, Anderson Sandro da Rocha2,
José Edézio da Cunha3 & Vanda Moreira Martins4

1Universidade Estadual do Oeste do Paraná, maicolbade@yahoo.com.br

2Universidade Estadual do Oeste do Paraná, andersonsdr@hotmail.com

3Universidade Estadual do Oeste do Paraná,edeziocunha@hotmail.com

4Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mmvanda@hotmail.com

Eixo Temático: Gestão Ambiental em Zona Sub-tropical

Resumo: Estudos pautados na análise e mapeamento do uso e ocupação dos solos, em meios urbanos e periurbanos, são documentos que ajudam no diagnóstico e prognóstico de possíveis problemas derivados da expansão urbana desordenada, particularmente aquelesreferentes à ocupação das médias e baixas vertentes, como por exemplo, os oriundos da retirada da vegetação nativa, quase sempre, seguida da degradação das matas ciliares, dos solos e das águas. Diante do exposto, vale ressaltar que esses estudos, quando realizados com enfoque nas bacias hidrográficas, permitem compreender, de maneira integrada, tanto as causas e os efeitos dos impactos ambientaisprovocados pelo uso agrícola e urbano como as suas consequências socioambientais para a população. Esta pesquisa foi desenvolvida na bacia hidrográfica do córrego Matilde Cuê do município de Marechal Cândido Rondon, região Oeste do Estado do Paraná. Esta realizou-se mediante trabalhos de campo e gabinete, a partir do uso de fotografias aéreas e de imagens de satélite com a utilização de técnicas desensoriamento remoto. Para tanto, as correlações obtidas, permitiram identificar os tipos de uso e ocupação dos solos e seus respectivos problemas socioambientais nas áreas mapeadas com as seguintes nomenclaturas: áreas urbanas consolidadas, urbanas em expansão, áreas industriais, áreas agrícolas, áreas de pastagens, áreas de matas ciliares e de reservas legais.

Palavras Chave: uso do solo,bacia hidrográfica, degradação ambiental.

INTRODUÇÃO

A importância de estudos sobre o mapeamento do uso e ocupação do solo, em especial na escala da bacia hidrográfica, vem se tornando, nas últimas décadas, cada vez mais frequentes e indispensáveis, principalmente quando a pesquisa visa subsidiar estudos referentes à (re)adequação, tanto do uso incorreto e desordenado urbano quanto douso pelas atividades agrícolas. A opção por esse tipo de estudo tem ocorrido porque os mesmos possibilitam compreender a atual configuração espacial das terras, relacionando às potencialidades e fragilidades de cada ambiente ao adequado planejamento do uso dos solos.
Segundo Guerra e Cunha (1996) essas pesquisas, voltadas para a análise do uso do solo, são necessárias em decorrência dapossibilidade de análise da degradação oriunda das modificações ambientais, induzidas pelo homem, no processo de utilização dos recursos naturais, considerando, principalmente, a ocupação de áreas inadequadas para urbanização, onde geralmente ocorre o desmatamento indiscriminado.
Para os autores, assim como as ocupações urbanas, as práticas inadequadas dos ambientes periurbanos e rurais tambémcausam prejuízos ao ambiente, haja vista que a utilização de terras, sem aptidão para atividades agrícolas e/ou o uso de práticas de preparo e manejo de solos e água inadequados às condições edafo-ambientais, provocam erosão e/ou contaminação dos aquíferos e assoreamento dos rios, canais, lagos e voçorocamento de cortes de estradas, dentre outros.
De acordo com Santos (2006), uma dasmelhores formas de discutir e mapear os diferentes processos de uso e manejo dos solos se dá a partir da abordagem integrada da análise das bacias hidrográficas, já que este é um sistema natural bem delimitado, composto por um conjunto de terras drenadas por um curso de água e seus afluentes, cujas interações são integradas e facilmente interpretadas.
Trabalhos desenvolvidos com este recorte...
tracking img